K2. – Solução em Comunicação Digital

K2. contrata a CDN da Akamai, a maior rede de distribuição de conteúdo do mundo

CDN da Akamai: entrega do conteúdo com a imagem certa, para o dispositivo certo, no momento certo.

Image Manager: CDN da Akamai entrega automaticamente a imagem certa, para o dispositivo certo, no momento certo.

A K2., dando mais um passo no sentido de se aparelhar com as tecnologias de ponta em sua área de atuação – capacitando-se assim para prestar serviços mais eficazes aos seus clientes – fechou parceria com a gigante norte-americana Akamai, ao contratar a sua Rede de Distribuição de Conteúdo (Content Delivery Network – CDN), a qual abriga as transmissões de vídeo on-line ao vivo (streaming).

A rede de entrega de conteúdo da Akamai é uma das maiores plataformas de computação distribuída do mundo, responsável por servir entre 15% e 30% de todo o tráfego da web.

Para que você entenda melhor o processo de integração entre o streaming de vídeo e a sua distribuição via CDN, vamos explicar cada um dos elementos de forma sucinta.

O que é o streaming de vídeo

Conceitualmente falando, o streaming é o conteúdo de vídeo comprimido enviado pela internet para a exibição ao usuário final. Ele é diferente do download de vídeo: no download, todo o arquivo deve ser recebido antes de poder ser visualizado; no streaming, o conteúdo é visto enquanto é recebido.

A grande vantagem do streaming de vídeo em relação ao download é que, no primeiro, o usuário pode ter acesso a uma biblioteca de conteúdo – pronta para ser transmitida para o dispositivo – muito maior do que a quantidade que poderia ser armazenada localmente com downloads.

Na última década, o streaming de vídeo passou de uma novidade para ser o modo padrão de visualização de TV tanto para cord-cutters (“cortadores de cabos”, aqueles que abdicaram da TV e seu uso tradicional em prol do computador ou dispositivos móveis e o consumo de vídeos via internet de banda larga) quanto para cord-nevers (aqueles que nunca tiveram TV por assinatura e, muitas vezes, nem TV).

A importância das CDNs para o streaming de vídeo

O vídeo representa mais da metade de todo o consumo de tráfego na Internet, e o atual público espera nada menos do que uma experiência on-line perfeita.

Para que o processo do streaming de vídeo ocorra perfeitamente, de modo a respeitar a experiência do usuário, a importância de trabalhar com um parceiro de CDN que garanta experiências on-line cativantes para seus clientes, parceiros e funcionários, é mais vital do que nunca.

>>> Conheça as tendências tecnológicas para o streaming de vídeo e a experiência do usuário

As CDNs são centros de distribuição estruturados a partir de uma rede de servidores espalhados em nível global, que têm o objetivo de ancorar o processo de transmissão do conteúdo, assegurando a melhor entrega e evitando as quedas do sinal.

Além disso, as CDNs asseguram a escalonabilidade do processo: eventos com 1, 10 ou 100 mil usuários têm a mesma segurança e qualidade, uma vez que essas redes fazem compensações automáticas, a fim de proporcionar a melhor entrega.

Em resumo, o objetivo de uma CDN é fazer a entrega com qualidade, em qualquer parte do planeta, sem risco de cair, independente da quantidade de pessoas conectadas.

Como funciona uma CDN

Geralmente, quando um conteúdo como um vídeo ao vivo está sendo produzido e distribuído através de uma CDN, ele primeiro irá para um único servidor. A partir daí, o conteúdo será duplicado e transferido para vários locais ao redor do mundo.

Uma vez que o arquivo foi duplicado, ele pode ser acessado de forma mais rápida e suave por usuários, independentemente de suas localizações. Este processo é completamente invisível para os usuários finais. Eles simplesmente digitam uma URL ou clicam em algo. Nos bastidores, o sistema os encaminhará para a CDN mais próxima com a cópia do conteúdo em questão.

O poder da CDN da Akamai

A Akamai mantém a maior rede de distribuição de conteúdo do mundo, com mais de 216 mil servidores (número atingido em 2016). Esses servidores estão localizados em mais de 120 países e em cerca de 1,5 mil redes discretas.

Os serviços de CDN da Akamai oferecem a mídia da mais alta qualidade, de forma acessível e em escala, resolvendo os desafios do consumo multidispositivo, ao mesmo tempo em que simplifica o fluxo de trabalho multicanal.

Todas as 30 principais empresas de mídia e entretenimento, assim como as principais ligas de esportes dos EUA e as maiores plataformas de jogos, confiam na Akamai para oferecer as melhores experiências on-line.

Algumas funcionalidades da CDN da Akamai

Otimização para mobile

A CDN da Akamai é otimizada para performar perfeitamente em cada dispositivo mobile, apesar das diferenças existentes de hardware, software e conectividade. Seja navegando via Chrome em um notebook, conectando por wi-fi em um tablet com iOS ou usando um aplicativo de smartphone em um metrô lotado, a tecnologia Akamai assegura a melhor experiência mobile disponível no mercado.

Otimização para streaming de vídeo

Independentemente de qual tendência esteja se estabelecendo como realidade, seja realidade virtual ou 4K, a necessidade de oferecer uma experiência de altíssima qualidade, em qualquer que seja o dispositivo, não irá mudar.

Tendo a maior e mais distribuída plataforma de entrega de conteúdo e conexão direta a um número de servidores maior do que qualquer outra CDN, a Akamai está qualificada de forma única para ajudar seus clientes a superar os desafios de entrega de vídeos, independente do tamanho da audiência ou da diversidade de tipos de dispositivos.

Proteção contra ataques

Usar uma CDN ajuda a proteger um negócio dos ataques DDOS (Distributed Denial Of Service – negação de serviço distribuída), que é um tipo comum de ataque cibernético, o qual compromete um site ou serviço ao inundar o servidor com milhões de solicitações de dados fraudulentos, sobrecarregando assim as máquinas.

Uma CDN impede que os ataques DDOS sejam efetivos porque distribui os dados em um grande número de servidores diferentes.

>>> Saiba como se preparar contra ataques cibernéticos

Quem usa a CDN da Akamai

Algumas das maiores e mais importantes empresas do mundo confiam da plataforma da Akamai:

Conclusão

Como você pode ver, a Akamai oferece uma experiência de qualidade inigualável para seus usuários. Esses motivos levaram a K2. a escolher a empresa norte-americana como sua rede de entrega de conteúdo para o serviço de streaming de vídeo ao vivo e produtos on-demand.

Assim, o que os clientes da K2. podem esperar dessa nova etapa é a evolução na prestação de serviços e na qualidade da entrega dos conteúdos.

A utilização das tecnologias de ponta, aliada à pré-disposição para customizar seus produtos de acordo com as especificidades de cada projeto, coloca a K2. em sintonia com as mais altas expectativas dos consumidores de vídeos on-line na atualidade.