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Estratégias de marketing digital: veja quais são as principais e como elas funcionam

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As estratégias de marketing digital são roteiros para o atingimentos dos objetivos de comunicação e vendas de uma marca. Elas definem como e quais meios serão usados para atrair, criar relacionamentos e converter seguidores em clientes.

Uma estratégia de marketing digital eficaz ajuda a impulsionar o crescimento dos negócios, expandindo e reforçando o envolvimento do cliente nos ambientes online mais competitivos. Mas cada estratégia tem suas próprias vantagens, limitações e ROI (retorno sobre o investimento).

Neste artigo, originalmente publicado pela Marketo, veremos alguns exemplos específicos e explicaremos como construir estratégias de marketing digital eficientes e que forneçam resultados mensuráveis.

Entendendo o que são as estratégias de marketing digital

Estratégia de marketing x táticas de marketing

O termo “estratégia de marketing digital” costuma ser confundido com outros conceitos relacionados.

Uma verdadeira estratégia de marketing é um plano de jogo abrangente que descreve como você alcançará seu público-alvo e os converterá em clientes pagantes. Ele serve como um plano que o orienta em direção aos objetivos de marketing exclusivos da sua organização.

Já as táticas de marketing são as ações específicas que você executará para implementar sua estratégia de marketing. Isso pode incluir escrever blogs posts, responder a clientes nas redes sociais, enviar emails ou criar anúncios, entre outras.

Estratégia de marketing x campanha de marketing

Embora uma campanha de marketing ande de mãos dadas com sua estratégia de marketing, é importante entender a diferença entre as duas.

Uma estratégia de marketing analisa o quadro maior. Ele determina seus objetivos gerais de negócios, os objetivos de seus clientes e como você planeja alcançar ambos. Por outro lado, uma campanha de marketing é uma promoção projetada para atingir um objetivo específico de sua estratégia, em vez de seus objetivos gerais de negócios.

Uma campanha de marketing geralmente vem com datas de início e término específicas. Você pode lançar uma campanha para promover um novo produto, gerar mais tráfego ou atrair um novo grupo demográfico de clientes.

8 estratégias de marketing digital essenciais

Existem muitas estratégias de marketing digital, sendo que umas oferecem melhores resultados do que outras, a depender da sua intenção.

A partir de agora, vamos examinar as oito estratégias de marketing digital mais eficazes usadas na atualidade.

 1. Inbound marketing

O inbound marketing se refere a todo o ecossistema de estratégias, ferramentas e táticas que um profissional de marketing usa para converter um visitante do site em um cliente pagante.

Inclui tudo, desde marketing de conteúdo, email marketing, promoção de leads, SEO, automação de marketing, análise e otimização de site e muito mais.

O inbound marketing é uma abordagem para atrair, qualificar, nutrir e encantar tanto clientes quanto clientes potenciais. Não é o tipo de jogo que você implementa rápida ou temporariamente. Em vez disso, o inbound marketing foca em relacionamentos de longo prazo entre marca e público.

Por que usar o inbound marketing?

▶ É acessível: o inbound marketing pode economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, gerar um ROI mais alto. Com ele, você terá como alvo um grupo específico de pessoas, em vez de qualquer pessoa ou todas, com a esperança de ter sucesso.

▶ Confiança e credibilidade: quando clientes e clientes em potencial fazem suas próprias pesquisas e descobrem que seu conteúdo responde às suas perguntas, sua empresa se posiciona como um especialista confiável do setor, em vez de apenas uma marca ávida por vendas.

▶ Foco no relacionamento: por meio do inbound marketing, você pode construir relacionamentos confiáveis que não apenas se transformam em vendas, mas também criam clientes recorrentes. O conteúdo do inbound marketing direciona tráfego de qualidade para seu site e fornece aos visitantes um conteúdo valioso que os incentiva a realizar conversões em todas as fases do funil de vendas.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se encontra sob o guarda-chuva do inbound marketing. Ao contrário de interromper as pessoas com promoções não solicitadas, tem a ver com responder às suas perguntas e realmente ajudá-las.

Inclui conteúdo como blog posts, landing pages (páginas de destino), vídeos, podcasts, infográficos, white papers, e-books, estudos de caso e muito mais.

Na maioria das vezes, o marketing de conteúdo tem vários objetivos. Você pode usá-lo para aumentar o conhecimento e a lealdade à marca e educar seu público-alvo.

Profissionais de marketing experientes criam conteúdo ideal para vários usuários em todos os estágios do funil de vendas. Por exemplo, um usuário que não conhece sua marca e encontrou seu site por meio de pesquisa orgânica (sem ser via anúncio) precisa de um conteúdo diferente de um cliente em potencial que está quase pronto para comprar.

Você precisará entender a jornada de seus compradores e criar um conteúdo exclusivo que atenda às necessidades deles em cada etapa do caminho.

Por que usar o marketing de conteúdo?

▶ Relações fortes com os clientes: o marketing de conteúdo dá a você a chance de construir um relacionamento com clientes potenciais e clientes ao longo do tempo. Também os conduz em direção à linha de chegada, tornando mais provável que escolham você em vez de seus concorrentes quando estiverem prontos para comprar.

▶ Melhor SEO: conteúdo de qualidade irá melhorar significativamente o SEO do seu site, para que você possa desfrutar de mais tráfego orgânico, o qual transforma os visitantes em compradores.

▶ Aumento da autoridade da marca: ao produzir conteúdo educacional interessante, você será capaz de se posicionar como uma fonte confiável em seu setor. Seu público-alvo se voltará para você em busca de soluções para seus problemas.

3. ABM

O Account-based marketing (ou “marketing baseado em contas”, em tradução literal) é uma poderosa estratégia de marketing B2B que foca em contas específicas (as mais importantes para o seu negócio).

O ABM destina-se a ajudar as equipes de vendas e marketing a mover rapidamente os clientes em potencial através do funil de vendas.

Por que usar o ABM?

▶ Personalização: o ABM não adota uma abordagem genérica de marketing. Em vez disso, ele cria mensagens personalizadas para as contas-alvo. Você usa o que sabe sobre seu cliente e adapta a campanha para atender às suas necessidades específicas.

▶ Colaboração: com o ABM, as equipes de vendas e marketing trabalham juntas para identificar contas-chave e criar campanhas personalizadas para elas. O ABM incentiva o trabalho em equipe, enquanto os times se concentram na movimentação de contas no fluxo de vendas.

▶ Ciclos de vendas mais curtos: o processo de vendas B2B costuma ser lento, uma vez que há vários interessados envolvidos na tomada de decisão final de compra. Com o ABM, o ciclo de vendas é acelerado porque o principal tomador de decisões, e todos os outros clientes em potencial relevantes, podem ser nutridos simultaneamente com o conteúdo criado especificamente para eles.

4. SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou “Otimização para os Motores de Busca, em tradução literal”) é o processo de otimização de um site e do seu conteúdo para obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa e aumentar a quantidade de tráfego orgânico para o seu site.

Envolve uma variedade de táticas, como criar conteúdo de alta qualidade, otimizar o conteúdo em torno de palavras-chave específicas e necessidades do usuário, incorporar meta informações e garantir que seu site seja tecnicamente otimizado para mecanismos de pesquisa.

Em última análise, o SEO se esforça para atrair os visitantes certos de forma orgânica para gerar mais leads e vendas.

Por que usar o SEO?

▶ Taxas de conversão mais altas: um site otimizado é rápido, fácil de usar e compatível com todos os dispositivos, o que significa que é mais provável que você converta usuários e conquiste clientes fiéis.

▶ Maior conhecimento da marca: se o seu conteúdo tiver uma classificação elevada nos resultados de pesquisa, você poderá construir o conhecimento da marca e a confiança dos visitantes. Eles estarão mais inclinados a comprar seus produtos e serviços do que se você não tivesse uma boa presença na web.

▶ Economia de custo a longo prazo: depois que um conteúdo é criado, ele deve atrair e gerar tráfego crescente com o tempo. Você ainda precisará produzir conteúdo de qualidade continuamente, mas poderá atingir usuários que estão procurando ativamente por seus produtos e serviços sem um investimento financeiro contínuo.

5. Marketing de redes sociais

O marketing de redes sociais usa plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram para promover seu conteúdo, produtos ou serviços, criar consciência e visibilidade de marca, ganhar fãs ou seguidores, envolver clientes atuais e potenciais e direcionar tráfego para seu site.

Exige um gasto contínuo com publicidade e, na maioria das vezes, uma página de destino do site projetada especificamente para os usuários oriundos desses anúncios. Assim que o investimento em publicidade termina, o tráfego do site, curtidas e seguidores também cessam.

Por que usar o marketing de redes sociais?

▶ Marketing de baixo custo: com um orçamento relativamente baixo, você pode usar o marketing de redes socais para expor o público à sua marca, mesmo quando eles não estão pensando nisso. No entanto, você precisará incorporar testes A / B ou alguma outra forma de otimização para obter o máximo de seus gastos com publicidade e atingir altas taxas de conversão.

▶ Interação com o público: cerca de 45% da população mundial usa a mídia social – e, a maioria delas, cerca de três horas por dia. Escolha o(s) canal(is) certo(s), pesquise como funciona a plataforma de publicidade e aproveite a oportunidade de interagir diretamente com seu público.

▶ Maior lealdade à marca:  pesquisas indicam que 71% das pessoas que têm uma experiência positiva nas redes sociais provavelmente recomendam a marca a amigos e familiares.

6. Email marketing

O email marketing é a prática de enviar emails promocionais e informativos para construir relacionamentos com seu público, converter clientes potenciais em compradores e transformar compradores ocasionais em fãs leais de sua marca.

Esses emails podem apresentar ofertas exclusivas, promover o conteúdo do site, vendas futuras ou mensagens gerais em nome de sua empresa.

Por que usar o email marketing?

▶ Tráfego para seu site: seus e-mails devem conter links para pelo menos algumas páginas de seu site. Os principais indicadores de desempenho incluem a taxa de abertura (quantos destinatários acharam o assunto interessante o suficiente para abrir seu email) e a taxa de cliques (a proporção de usuários que clicam em um link no email em relação ao número de usuários que o abriram).

▶ Econômico: em comparação com outras estratégias de marketing, como mala direta, SEM (Search Engine Marketing) ou marketing de redes sociais, o email marketing geralmente é econômico. Seu investimento incluirá a assinatura de um software que envia milhares de emails de uma vez e o custo de alguém para administrar o programa.

▶ Entrega mensagens direcionadas a um público já engajado: contanto que uma empresa não esteja enviando mensagens de email marketing não solicitadas, todos em uma lista de email optaram por receber informações. Isso significa que eles querem ouvir você! Ao segmentar ainda mais sua lista, você pode fornecer informações superdirecionadas que provavelmente serão bem recebidas.

7. Anúncios PPC

Pay-per-click advertising (ou “publicidade paga por clique”, em tradução literal) é uma estratégia na qual o anunciante paga cada vez que um usuário clica em um de seus anúncios online.

Muitas vezes é feito por meio do Google AdWords, Bing Ads ou outros mecanismos de pesquisa. Os anúncios PPC podem ser uma maneira eficaz de alcançar pessoas que procuram termos relacionados ao seu negócio.

No entanto, os custos podem variar de relativamente baratos a milhares de reais por mês, dependendo do tamanho e do escopo de sua campanha. E, quando uma campanha é interrompida, o tráfego gerado por esses anúncios também é interrompido.

Quando os usuários clicam em anúncios pay-per-click, eles são direcionados para páginas de destino dedicadas que os incentivam a realizar uma determinada ação: fazer uma compra, preencher um formulário, baixar um relatório ou algo semelhante.

Se você implementar uma campanha PPC, seu objetivo principal provavelmente será aumentar as vendas ou leads.

Por que usar os anúncios PPC?

▶ Rastreamento fácil: com uma plataforma PPC como o Google AdWords, você será capaz de rastrear quantas pessoas visualizam seus anúncios, bem como quantos clicam neles e qual porcentagem deles converte. Assim, você saberá instantaneamente o desempenho de suas campanhas.

▶ Gastos controlados: os anúncios PPC são pagos conforme os cliques acontecem. Você poderá alterar ou pausar campanhas publicitárias com baixo desempenho e não precisará se comprometer com um determinado gasto com publicidade. Você pode exibir muitos anúncios todos os dias ou alguns anúncios a cada poucos dias, meses ou mesmo anos.

▶ Resultados instantâneos: outras estratégias de marketing, como SEO e marketing de conteúdo, demoram para fazer efeito. A publicidade PPC, no entanto, oferece uma maneira rápida de configurar uma campanha e obter resultados imediatos.

8. Video marketing

O vídeo usado para promover seus produtos, serviços e marca pode incluir demonstrações de produtos, entrevistas com líderes em seu setor, depoimentos de clientes ou vídeos de instruções.

Você pode adicionar vídeos ao seu site, páginas de destino ou perfis em redes sociais para incentivar mais conversões e vendas.

Os indicadores-chave de performance (Key Performance Indicators – KPIs) podem incluir engajamento (tempo gasto assistindo ao vídeo), contagem de visualizações (quantas vezes ele foi assistido), taxa de cliques (quantos usuários clicaram para o site), taxa de conversão (quantos leads, clientes potenciais ou clientes foram gerado a partir do conteúdo de vídeo) e vários outros.

Por que usar o video marketing?

▶ SEO aprimorado: conteúdos com vídeo têm 53 vezes mais chances de chegar à primeira página de resultados do Google. Motivo: incluir um vídeo em um site melhora o SEO, o que ajuda na classificação da página.

▶ Taxas de conversão aumentadas: quando os profissionais de marketing incluem vídeo em uma página de destino, podem aumentar as taxas de conversão em até 34%.

▶ Associação e alcance de marca aprimorados: além de melhores taxas de conversão, a associação de marca aumenta 139% depois de assistir a um vídeo.

Alinhando metas e objetivos das estratégias de marketing digital

Antes de decidir sobre uma estratégia de marketing digital, estabeleça e documente seus objetivos de curto e longo prazo.

Depois de decidir sobre sua estratégia, delineie e documente objetivos específicos para saber se sua estratégia está funcionando. Certifique-se de que suas metas e objetivos sejam SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas).

Exemplo:

Objetivo: Aumentar o conhecimento dos recursos do seu produto entre o público-alvo.

Estratégia (como você alcançará a meta): use o marketing de conteúdo para persuadir os compradores de que seus recursos são os melhores do mercado, criando conteúdo para pelo menos duas personas de usuário em cada etapa do funil de vendas.

Objetivo (como você saberá se a estratégia está funcionando): atingir um aumento de 25% nos downloads de white papers e e-books a cada trimestre e aumentar o número de assinantes de email em 50% em 6 meses.

Documente todas as suas metas, estratégias e objetivos para que você possa consultá-los quando for a hora de medir o sucesso.

Audite seus ativos

Obtenha uma compreensão completa do que sua empresa já possui, documentando seus ativos digitais atuais. Em seguida, mergulhe fundo em cada um e classifique-o do mais eficaz ao menos eficaz. Depois de fazer isso, você saberá quais ativos precisam ser melhorados e quais precisam ser reconstruídos do zero.

Considere as buyer personas

É impossível criar estratégias de marketing digital eficazes sem que você entenda as pessoas que está tentando atingir.

É aí que as buyer personas (ou personas do comprador) entram: são pessoas fictícias que representam as características de quem você gostaria que comprassem seus produtos ou serviços.

Ao criar uma buyer persona, identifique sua idade, localização, renda, ocupação, hobbies e interesses. Depois de criar várias personas, você achará mais fácil comercializar para diferentes tipos de compradores e atender às suas necessidades.

Identifique os KPIs

Qualquer estratégia de marketing digital deve ser avaliada continuamente. Identifique os principais indicadores de desempenho (KPIs), que são valores mensuráveis que medem a eficácia de sua estratégia de marketing digital.

Alguns exemplos de KPIs incluem taxas de conversão digital, custo por lead, retorno de visitantes do site, taxas de cliques e valores de vida útil do cliente.

Conselhos finais

O marketing digital está em constante evolução e pode ser difícil acompanhar as últimas tendências, assim com criar conteúdo envolvente. Afinal, pode haver dezenas ou centenas de marcas promovendo suas ofertas ao seu público-alvo.

Para garantir que sua estratégia de marketing digital gere resultados, crie conteúdo que forneça respostas às perguntas ou necessidades de seu público e aproveite sua rede e experiência. Além disso, fique de olho no que seus concorrentes estão fazendo.

Além disso, não tenha medo de tentar algo novo ou se livrar de algo que não está funcionando. Uma das melhores coisas sobre uma estratégia de marketing digital é que ela é imediatamente mensurável.

Se quiser conversar sobre estratégias de marketing digital, entre em contato conosco.

Somos especialistas em soluções integradas de comunicação. Isso quer dizer que podemos ajudar desde a elaboração da estratégia até o fornecimento de ferramentas de vídeo, passando pelo aconselhamento sobre a definição do conteúdo a ser veiculado.

O papo é sem compromisso .