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Estratégia de marketing para a crise: como se adaptar ao cenário da COVID-19

estratégia de marketing para a crise: como se adaptar ao cenário do COVID-19

A criação de uma eficiente estratégia de marketing para a crise é urgente para a grande maioria dos mercados na atualidade. A pandemia do novo coronavírus colocou as velhas práticas na berlinda. Por isso, um elemento central da crise que vivemos é o medo a respeito do futuro dos negócios.

A Business 2 Community fez um diagnóstico geral sobre os principais medos que acometem as decisões relacionadas ao marketing no cenário atual e sugeriu quais elementos devem ser incluídos na criação de uma estratégia de marketing para a crise.

É isso que veremos a seguir.

Crises, sejam elas econômicas ou de saúde – e a causada pelo novo coronavírus abarca as duas -, geralmente criam sentimentos de medo e insegurança na maioria das pessoas.

Por isso, empresários, empreendedores e profissionais de marketing devem mudar seus focos de forma hábil quando confrontados com eventos inesperados, como uma crise global ou local, e transformar problemas em oportunidades.

É fundamental encontrar o equilíbrio entre o pragmatismo (lidar com a situação e desenvolver uma nova estratégia de marketing para a crise que seja condizente com os tempos atuais) e a empatia (se manter sensível às formas como a crise está afetando seu público).

Vamos explorar alguns receios comuns que você possa ter e determinar maneiras de gerenciar o desenvolvimento da estratégia de marketing para a crise, apesar dessas preocupações.

5 medos comuns que afetam a estratégia de marketing para a crise

Para os profissionais em geral, é normal sentir algum tipo de medo durante uma crise. Aqui estão 5 medos comuns relacionados ao marketing que você provavelmente tenha quando uma crise se apresenta.

#1. Abordar (ou não) os temores dos consumidores

Existem vários medos dos consumidores que podem surgir durante uma crise. Acaba sendo um desafio para você decidir se deve abordar ou ignorar esses medos em suas estratégias de marketing.

Fonte: GIPHY

#2. Alocação adequada de verbas

Crises geralmente causam mudanças na maneira como consumidores e empresas gastam dinheiro. Pode haver esforços de conservação dos dois lados, já que ambos tentam criar estratégias para gerir seus fundos e fazê-los durar por todo o período problemático.

Isso significa que as empresas também devem alocar seus fundos e recursos efetivamente para influenciar seu público-alvo a tomar as ações desejadas.

Para o profissional de marketing, essa pode ser uma tarefa angustiante, devido à volatilidade causada por uma crise.

Pode levar algum tempo para decidir em quais esforços investir, e muitas vezes é arriscado tomar essas decisões enquanto se trabalha com recursos limitados.

#3. Avaliação do futuro do negócio

De acordo com uma pesquisa feita pelo app Fishbowl, durante a crise da COVID-19, mais de 65% dos profissionais de marketing e publicidade acreditam que seus negócios acabarão efetuando demissões.

Como muitos outros profissionais, você pode estar preocupado com a sustentabilidade do seu negócio quando ocorre uma crise. Cada semana costuma trazer novos desafios, o que geralmente contribui para o medo generalizado em relação ao emprego e à capacidade de recuperação das empresas.

#4. Mudança para o marketing digital

Muitas empresas adaptaram algumas – se não todas – as práticas de marketing digital, mas alguns profissionais ainda podem ter medo de mudar completamente seus esforços para o ambiente online.

Se uma crise ocorrer sem que tenha sido feita uma adaptação para o marketing digital, você poderá ser forçado a reavaliar suas estratégias tradicionais de marketing para se ajustar ao mercado atual.

#5. Não fazer tudo certo

A maioria das crises não emitem avisos antes que você precise lidar com elas.

Um plano de gerenciamento de crises pode ajudar as empresas a se prepararem, mas, na maioria das vezes, lidar com elas significa um sistema de tentativa e erro.

Algumas de suas mensagens ou esforços de marketing podem ser bem-intencionados, e mesmo assim falhar miseravelmente em atingir seu público-alvo durante um período de crise.

Uma crise global afeta a todos de maneiras diferentes. Ao pesquisar o mercado e ouvir verdadeiramente seu público-alvo durante semanas ou meses, você terá uma melhor compreensão de como abordá-los adequadamente.

Mas tenha isso em mente: o verdadeiro fracasso seria não responder à crise e continuar com sua estratégia de marketing atual.

Embora possa haver muitos medos que você tem enquanto gestor/empreendedor, é possível criar uma nova estratégias de marketing para a crise e superar a situação atual, alavancando o sucesso do seu negócio.

É isso que veremos a partir de agora.

Como criar uma eficiente estratégia de marketing para a crise

Sim, é perfeitamente possível criar uma estratégia de marketing  que ajude a obter resultados lucrativos e duradouros durante e após uma crise. Eis o passo a passo.

Ajuste-se às novas realidades

Grande parte da criação de uma estratégia de marketing para a crise envolve aceitar que talvez você precise ajustar seus planos.

É fácil se deixar envolver pelos planos e hábitos atuais, a ponto de dificultar a reorientação de suas metas e objetivos de marketing.

Você precisa ver sua nova realidade como uma maneira de criar significado e realmente encantar seus clientes. Dessa forma, você pode cultivar uma atitude positiva em relação à superação dos obstáculos que podem ser causados por uma crise.

Fonte: GIPHY

Aumente o conteúdo nas redes sociais

As redes sociais se tornaram uma parte indispensável da vida da maioria das pessoas: mais de 3,8 bilhões de usuários estão nelas para se conectar a outras pessoas e marcas.

As mídias sociais estão assumindo o papel de principal fonte para as pessoas  descobrirem mais informações sobre qualquer coisa que desejem saber. Durante uma crise, é provável que elas passem mais tempo nas mídias sociais para ler as últimas notícias e receber atualizações sobre o que está acontecendo.

Ao aumentar sua frequência de publicação nas redes sociais, você pode se envolver mais com seu público e fornecer a eles um conteúdo significativo e que agrega valor às suas vidas.

Embora postar mais conteúdo nas mídias sociais seja uma boa ideia, ouça seu público e publique apenas com um objetivo bem claro.

Você também pode alterar suas bios de cada rede social para estampar uma nova campanha que desenvolveu durante a crise.

Um exemplo é o tradicional Diário Popular, jornal de Pelotas-RS que tem 129 anos de atuação e que, durante a crise da COVID-19, adaptou a comunicação visual no Instagram, adicionando uma máscara ao seu logotipo, paralelo à cobertura massiva do assunto em suas pautas.

Diário Popular adaptou sua comunicação visual no Instagram na pandemia de coronavírus. Imagem: Instagram.

Desenvolva um plano de contingência de marketing

Crises geralmente geram comportamentos inesperados do consumidor, além de várias flutuações para as empresas. Por isso, você precisa mais do que uma política de comunicação: além disso, você precisa de um plano de contingência de marketing bem desenvolvido.

Você deve identificar o que está acontecendo na atualidade e prever o comportamento do mercado a longo e curto prazo. Depois de fazer isso, você pode planejar suas atividades de marketing de acordo com os dados coletados.

Seu plano de contingência pode ajudá-lo a responder melhor a crises no futuro, pivotar de maneira proativa durante possíveis períodos de baixo rendimento e permitir que você se recupere bem das perdas que possa ter sofrido.

Se você tem funcionários, cuide deles

É importante se comunicar com seus funcionários sobre a direção dos negócios ou as práticas que podem ocorrer devido à crise que você está enfrentando. A transparência com sua equipe pode ajudar a reduzir a disseminação de informações erradas por toda a empresa.

Você também pode optar pela adoção do home office para a parcela de colaboradores que conseguem executar suas funções a partir de casa.

Caso o home office seja uma total novidade para você, não se preocupe. Existem cursos online, tutoriais no YouTube e diversos conteúdos que podem ajudar no processo de adaptação.

>>> Coronavírus e home office: use a videoconferência para manter o negócio em atividade.

Mostre ao seu público que você se importa

É melhor evitar mensagens de marketing que pareçam oportunistas. Não é legal fazer seu público pensar que você está tentando tirar vantagem em meio a uma crise.

Em vez disso, informe ao seu público que você se importa e que você está lá por ele. Se estiver ao seu alcance, ofereça ajuda de alguma forma.

Talvez você não consiga resolver a crise em si – ou os efeitos dela em seus clientes -, mas você pode fazer pequenas coisas para mostrar empatia e solidariedade.

Por exemplo: o grupo de escolas de idiomas CCAA Sul ofereceu gratuitamente o Manual Para Manter A Vida O Mais Próximo Do Normal, um material contendo dicas úteis para o enfrentamento da pandemia de coronavírus:

Manual gratuito do CCAA Sul com conteúdo verdadeiramente útil para as famílias em meio ao isolamento.

Pequenos atos de bondade mostram ao seu público o quanto você se importa e causam um impacto positivo em sua marca, o que pode ajudá-lo a conquistar novos clientes e manter leais os seus clientes atuais.

Invista em inbound marketing

Investir em esforços de inbound marketing e marketing digital durante uma crise pode fornecer ao seu negócio um valor que vai além da sua situação atual.

As estratégias de inbound marketing podem ajudar a atrair, envolver e encantar seus clientes e expandir um negócio que agrega valor e gera confiança.

Como o modelo básico de inbound marketing gira em torno de fornecer valor e criar confiança, é mais provável que as pessoas respondam favoravelmente à sua marca durante uma crise quando você usa essas estratégias.

>>> Como criar uma estratégia de inbound marketing: táticas e técnicas.

Uma crise geralmente afeta negativamente seus clientes, o que significa que provavelmente também irá afetar o seu negócio. Mas, se aplicar técnicas de inbound marketing, você poderá oferecer ao público produtos e serviços aos quais ele se conecta.

Conclusão

A dica final é a seguinte:

Desenvolva uma estratégia de marketing humanizado.

As crises vão acontecer, e elas mudarão a maneira como sua empresa opera e comercializa. Se você estiver disposto a adaptar e desenvolver suas estratégias atuais para acompanhar o mercado atual durante a crise, poderá salvar seu negócio – e inclusive sair deste cenário melhor do que quando entrou nele.

Mas, para isso, você precisa ser sensível e atencioso ao considerar suas iniciativas em andamento. A evolução através do desenvolvimento de uma estratégia de marketing humanizado pode trazer benefícios que superam as atuais inseguranças.

Quer conversar sobre as alternativas para o seu negócio? Pode ser que você tenha perdido algum detalhe durante o seu plano de contingenciamento da crise. Será um prazer colaborar neste processo.

Entre em contato conosco para trocarmos ideias sobre as melhores saídas para a crise atual. Sem compromisso. Este é, realmente, um convite para um bate-papo.