A tecnologia tem beneficiado os mais variados segmentos de empresas. Boa parte delas tem sido favorecida pelo crescente investimento em entrevistas por videoconferências. Estas proporcionam os meios de entrevistar candidatos qualificados de diversos locais, economizando tempo e dinheiro.
Se, por um lado, essa modalidade requer preparação um pouco mais detalhada, por outro a garantia de poder selecionar os melhores profissionais, independentemente de onde estejam, vale o esforço.
Veja abaixo algumas dicas de como entrevistar uma pessoa por videoconferência:
Teste o equipamento
A primeira coisa a ser feita é testar o computador que será utilizado. Havendo qualquer problema, mesmo que pequeno, chamar a TI para dar uma verificada nunca é demais. Pedir para algum funcionário acessar a ferramenta de videoconferência com você, para averiguar se a imagem está boa e o som sem ruídos, também é um ponto importante.
Manter um técnico de sobreaviso no horário em que estará fazendo as entrevistas é uma boa medida, pois o candidato pode enfrentar alguma dificuldade em seu equipamento e a ajuda profissional é sempre bem-vinda.
Prepare um local adequado
A preparação do local para a entrevista deve ser cuidadosa. Evite locais poluídos visualmente, como paredes claras ao fundo ou janelas. Prefira ambientes neutros e silenciosos – se não for possível, peça que os colegas em volta tentem manter o volume controlado. Essas providências fazem parte de um bom ambiente para a conversa.
Quebre o gelo
Assim como numa entrevista pessoal, muitas vezes o candidato está nervoso e não consegue se expressar de forma adequada. Não é necessário ser extremamente formal, mas é bom dar uma descontraída para que ele se sinta mais à vontade para conversar.
Siga um roteiro
O primeiro passo é conhecer bem o curriculum do candidato e começar a estabelecer algum vínculo logo no início, saber um pouco de sua vida pessoal e familiar, algo rápido, mas que pode quebrar o gelo e deixar a entrevista mais agradável.
Em seguida, partir para as experiências. Deixe marcadas as dúvidas que surgirem durante a leitura para fazê-las enquanto conversam. Faça considerações e levantamentos ao término do relato das experiências.
Demonstre interesse pelo candidato
Exatamente como numa entrevista pessoal, a observação do candidato é indispensável, percebendo como se veste e se porta. Às vezes, a pessoa não é aquele ideal que se está procurando, mas se conseguir demonstrar interesse em suas experiências pode acabar sendo surpreendido com um profissional ótimo.
Vale a pena investigar mais a fundo quando a pessoa demonstrar potencial e até mesmo, em caso de dúvida, pedir a outros colegas para conversarem com ele. A entrevista de pessoas através de videoconferência é uma realidade cada vez mais presente nas empresas, e ambos os lados ganham.
Essas dicas são para facilitar o planejamento de suas conversas e conseguir extrair o máximo dos candidatos nesse momento de tensão. É importante, também, falar um pouco sobre a companhia, os projetos voltados para o bem-estar dos funcionários. Afinal, ela também precisa se interessar.
Nossa empresa oferece a solução na medida para a sua necessidade: entre em contato com um de nossos consultores.
>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX