K2. – Solução em Comunicação Digital

Engajamento de vídeo: 10 estratégias para atrair e manter a atenção do espectador

engajamento-de-video

“‘O engajamento de vídeo representa com precisão a conexão que você estabeleceu com o público.”

É assim que, de forma muito clara, a plataforma de hospedagem de vídeos SproutVideo – parceira de tecnologia da K2. – conceitua uma das principais métricas de sucesso de um vídeo.

Segundo a plataforma, o engajamento mostra a probabilidade de os vídeos aumentarem o reconhecimento, as vendas e a retenção. Além disso, 98% das organizações empresariais atribuem ao vídeo um treinamento melhor e mais rápido dos funcionários e uma melhor comunicação interna.

No entanto, a produção de vídeo é um desafio de escalabilidade para muitas empresas e organizações devido aos recursos necessários. Para enfrentar esse desafio, é necessário otimizar cada vídeo para o engajamento do espectador e aproveitar ao máximo seu orçamento.

Trouxemos para você 10 estratégias para atrair e manter a atenção do espectador, baseadas no artigo original publicado pela SproutVideo.

Boa leitura!

O que é engajamento de vídeo e por que devo medi-lo?

De acordo com a SproutVideo, o engajamento de vídeo mede como as pessoas interagem com seu conteúdo audiovisual. É uma das melhores maneiras de determinar se o público-alvo está recebendo ou não sua mensagem.

Normalmente, o engajamento de vídeo é um indicador chave de desempenho (KPI – Key Performance Indicator) usado por profissionais para avaliar, medir e melhorar o desempenho do conteúdo de vídeo.

Aqui estão quatro métricas de engajamento de vídeo e o que elas revelam.

Taxa de reprodução

É a probabilidade de alguém reproduzir seu vídeo. Uma alta porcentagem de taxa de reprodução sugere que o vídeo atrai atenção suficiente para incentivar visualizações. Quando estiver baixo, considere otimizar o título, a imagem miniatura (thumbnail) e se o vídeo está alinhado com o tópico da página.

Taxa média de engajamento

Quanto do vídeo envolveu os espectadores. Junto com o gráfico que a acompanha, essa métrica é útil para determinar a porcentagem de conteúdo de vídeo assistido e onde os espectadores perdem o interesse.

Mapeamento de calor

Hábitos de envolvimento do espectador expressos em uma escala de cores frias a quentes. Ele representa visualmente quais partes do vídeo um usuário assistiu, assistiu novamente e pulou.

Dados de sessão individual

Dados sobre quem assistiu ao vídeo, de qual dispositivo e onde. Cada sessão de visualização coleta dados. Use esses dados para personalizar esforços de marketing, auditar o acesso seguro a vídeos, rastrear taxas de conclusão de usuários e muito mais.

Exemplo, os profissionais de Aprendizagem e Desenvolvimento provavelmente otimizarão os vídeos para uma absorção ideal de informações e rastrearão as taxas de conclusão individuais. Por outro lado, os profissionais de marketing podem acompanhar a taxa média de engajamento e incorporar CTAs para mover os leads pelo funil.

10 estratégias para melhorar o engajamento de vídeo

1. Entenda a motivação do seu espectador

A motivação do espectador tem um impacto mensurável no envolvimento do vídeo. Os espectadores motivados internamente produzem taxas de engajamento mais altas do que aqueles motivados por recompensas ou consequências externas.

▶️ A motivação interna ocorre quando um espectador assiste a um vídeo para se divertir ou para satisfazer sua curiosidade.

▶️ Motivação externa significa que o espectador está assistindo para ganhar algo, como impressionar seu novo chefe com uma integração perfeita.

2. Conecte-se emocionalmente com os espectadores

💡 Um público emocionalmente conectado gera 52% mais valor do que um público altamente satisfeito.

Tenha empatia com seus espectadores para identificar como incorporar emoção em seus vídeos. Considere os pontos fracos, as dúvidas e as lacunas de conhecimento do espectador. Em seguida, prepare os espectadores para os altos e baixos emocionais e, ao mesmo tempo, forneça chamadas para ação.

Para um amplo apelo, muitas marcas usam emoções alegres, como surpresa e humor.

No entanto, incorporar tons emocionais mais pesados, como tristeza, solidão e luta pode ser especialmente poderoso quando a emoção é transformada no vídeo.

Aqui estão alguns exemplos de como você pode usar a emoção e a narrativa para impulsionar o engajamento:

3. Adicione legendas ou legendas ocultas

Os espectadores têm 80% mais probabilidade de terminar um vídeo que tenha legendas. Eles também aumentam a absorção de informações, permitindo que as pessoas assistam e leiam o conteúdo. Finalmente, as legendas são importantes para a acessibilidade do espectador.

4. Prenda os espectadores na abertura ou introdução

Incentive o envolvimento durante toda a duração de um vídeo – seja 15 segundos ou 30 minutos – centralizando, provocando ou saltando diretamente para a ideia central valiosa.

Pense: “O que neste tópico é atraente, valioso ou divertido?” Use a introdução para explicar ou ilustrar a ideia central de forma útil ou satisfatória para o espectador.

A introdução de um vídeo deve ser concisa e relativa à duração do vídeo. Aqui estão alguns exemplos de como usar a introdução para manter os espectadores assistindo:

5. Expanda o alcance do vídeo com SEO

Quando um espectador procura informações específicas e encontra seu vídeo, é mais provável que ele se envolva ativamente. A descoberta orgânica coloca seu conteúdo diante de pessoas que o procuram diretamente.

👉 Aprenda como classificar nos mecanismos de busca com essas práticas recomendadas de SEO para vídeo.

6. Use sons, imagens e CTAs para prender a atenção do espectador

Eleve seu vídeo com design de som, cinematografia e conclusões úteis. 

Pense desta forma: todo filme e programa de televisão constrói uma atmosfera emocional para criar uma experiência. Tudo, desde o elenco, roteiro e storyboard até a localização, ângulos de câmera e gradação de cores, concentra-se na construção da vibração certa.

💡 Você pode não ter recursos ou orçamento para imitar os estúdios de cinema, mas pode refinar a forma como usa sons, dicas visuais e frases de chamariz para trazer dinamismo aos seus vídeos.

Os criadores de vídeo geralmente adicionam b-roll, gifs, música de fundo e texto na tela para manter a atenção do espectador. Utilize essas ideias se elas estiverem alinhadas com sua marca e seu público. 

Aqui estão algumas outras ideias sobre como você pode usar sons, imagens e CTAs para envolver e manter a atenção do espectador:

As possibilidades são infinitas. Faça uso das ferramentas e habilidades que possui e ao mesmo tempo esteja aberto para experimentar coisas novas.

7. Crie thumbnails eficazes

As imagens miniatura aumentam a probabilidade de um usuário clicar em um vídeo. Elas podem ser uma imagem estática do vídeo, uma imagem personalizada atraente com texto de legenda ou até mesmo um gif animado extraído diretamente do vídeo.

Certos elementos de miniatura, como rostos e cores brilhantes, facilitam a visualização. O objetivo final é estabelecer uma aparência alinhada à marca que incentive cliques de forma consistente.

8. Otimize os vídeos para os canais de distribuição pretendidos

O local onde você incorpora ou compartilha um vídeo influencia muito como você o otimiza para engajamento. Um vídeo de recrutamento, por exemplo, será diferente de uma demonstração de produto, que é diferente de um vídeo curto para mídia social (que também varia de acordo com a plataforma).

No entanto, você pode redirecionar elementos de um vídeo de recrutamento ou demonstração de produto para compartilhar no Instagram ou TikTok, proporcionando conteúdo diversificado e valor agregado. 

💡 Em outras palavras, considere adaptar seus vídeos para corresponder a cada canal de distribuição pretendido. Se você planeja compartilhar um vídeo em diversas plataformas, considere criar versões separadas do mesmo conteúdo para otimizar o envolvimento em cada canal.

Criar vários ativos de marketing a partir de um único vídeo não é um conceito novo. Assim como o marketing de vídeo B2B tem práticas recomendadas diferentes do marketing de vídeo para comércio eletrônico, não existe uma abordagem única para redirecionar o conteúdo de maneira eficaz. Em outras palavras, não compare seu público com outro. Descubra o que seu público valoriza.

Aqui estão alguns exemplos de produção de múltiplas versões de um vídeo para adaptá-lo a canais de distribuição específicos:

9. Inclua elementos interativos para aprendizado mais aprofundado

Questionários, checklists e questões para discussão são exemplos de elementos interativos que levam a uma melhor retenção de informações. Os questionários, por exemplo, melhoram a retenção de informações em 25%.

Curiosamente, os elementos interativos aumentam o envolvimento em cenários B2B e B2C. A geração de leads, o tráfego da web, as vendas e as referências aumentam junto com o envolvimento geral do vídeo.

💡 Crie elementos interativos considerando as próximas etapas que seu visualizador precisa realizar. Forneça soluções para o visualizador com recursos complementares (como um resumo em PDF para download) ou ferramentas para aplicar o conhecimento aprendido (como um checklist com um passo a passo sobre o que fazer).

Você também pode usar elementos interativos para direcionar a atenção do espectador durante ou após um vídeo com CTAs no player e telas pós-reprodução.

10. Edite, refine e substitua vídeos com base em dados de engajamento

Suponhamos que você publicou um vídeo em seu site que não teve o desempenho desejado. Em vez de voltar à prancheta, use métricas de engajamento de vídeo para determinar quais partes do vídeo não estão atraindo os espectadores ou onde eles perdem o interesse.

👉 A plataforma K2.OnDemand apresenta um gráfico que mostra a porcentagem de espectadores envolvidos com seu vídeo ao longo de sua duração. O gráfico permite identificar as partes do vídeo com as quais as pessoas mais se envolvem e onde você as está perdendo.

Você pode visualizar a taxa média de engajamento para determinar quanto do seu vídeo as pessoas assistem. Uma baixa taxa geral de engajamento sugere que os espectadores não estão recebendo o valor pretendido do conteúdo.

Aqui estão algumas ideias para avaliar os dados para melhorar o engajamento:

Você também pode revisar os dados de mapeamento térmico coletados para cada sessão de visualização individual na plataforma K2.OnDemand. Os mapas de calor exibem visualmente quais partes de seus vídeos os espectadores individuais assistiram ou assistiram novamente. Esses dados são ideais para avaliar o envolvimento de alunos ou funcionários e identificar sessões de espectadores que não deveriam ter acesso.

Depois de determinar como melhorar o vídeo para aumentar o envolvimento, você pode facilmente substituir a versão antiga pela nova. A K2.OnDemand preserva todos os dados analíticos históricos.

Conclusão

Em resumo, o engajamento de vídeo não é apenas uma métrica de sucesso, mas sim um indicador crucial da conexão estabelecida com o público. Conforme explorado neste artigo, a compreensão e o aprimoramento do envolvimento do espectador são fundamentais para impulsionar o reconhecimento da marca, as vendas e a retenção. 

Com estratégias que vão desde entender a motivação do espectador até a edição baseada em dados de engajamento, fica claro que otimizar cada aspecto do vídeo é essencial para maximizar seu impacto. Portanto, ao implementar as técnicas apresentadas aqui, as organizações podem não apenas melhorar seu alcance, mas também garantir que cada vídeo seja uma ferramenta eficaz para atingir seus objetivos. 

Com isso em mente, é hora de aproveitar essas estratégias e elevar a experiência do espectador a novos patamares! 🎯

 


 

Precisando de ajuda para hospedar ou transmitir sua produção de vídeo?

A K2. dispõe de uma variedade de plataformas profissionais:

▶️ Transmissão ao vivo 👉 K2.Live

▶️ Hospedagem de vídeos gravados 👉 K2.OnDemand

▶️ Reuniões virtuais 👉 K2.Videoconferências

▶️ Webinários 👉 K2.Webinar

Entre em contato para conversar sobre qual é a solução mais adequada para o seu negócio! 🤝