K2. – Solução em Comunicação Digital

Endomarketing: saiba como a videoconferência pode ajudar

Endomarketing: saiba como a videoconferência pode ajudar

Independente do porte, toda empresa deveria investir em endomarketing, ou seja, trabalhar adequadamente o seu marketing interno. Na prática, isso significa não apenas enxergar o colaborador como um cliente, mas adotar estratégias que visem o seu engajamento.

 

Infelizmente, ainda há muita confusão em relação ao assunto. Nem todos compreendem os impactos do endomarketing no ambiente de trabalho. Acreditam, por exemplo, que basta adotar boas práticas em termos de remuneração ou mesmo benefícios.

Mas quem atua nessa área sabe que um bom planejamento de marketing voltado para o público interno pode fazer muita diferença nos resultados da empresa.

E, em muitas situações, um projeto desse tipo pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso da operação. É o que ocorre quando as empresas passam por mudanças operacionais, devido à troca de gestão, fusão ou mesmo necessidade de reposicionamento.

Como usar a videoconferência no endomarketing?

Um bom projeto nessa área depende na fase de execução do emprego dos recursos adequados. É justamente aí que podemos destacar a importância das videoconferências. Com a evolução tecnológica, as empresas têm conseguido explorar melhor as possibilidades nessa frente. Você sabe como as videoconferências podem ajudar?

Primeiro, nos programas de treinamentos, considerados um dos pilares mais importantes do endomarketing, na medida em que facilitam o processo de aperfeiçoamento profissional dos colaboradores. Assim como os consumidores, os colaboradores também têm exigido mais informações, querem entender melhor as particularidades do negócio no qual atuam. Para as empresas que mantêm diversas unidades, o uso desse tipo de recurso torna-se crucial.

Essas videoconferências, feitas a partir de uma ferramenta chamada WebEx, também têm sido adotadas com muito sucesso na realização de palestras motivacionais. Eventos do tipo são essenciais hoje em dia, assegurando que todos os colaboradores estejam devidamente sintonizados com os objetivos da empresa.

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX

Para quem atua com várias unidades os recursos de vídeo também têm ajudado bastante na realização de reuniões entre as equipes. Até alguns anos, não havia outra saída, era necessário providenciar o deslocamento dos profissionais, o que representava mais custos e, claro, desperdício de tempo.

Um dos “mandamentos” do endomarketing é justamente melhorar a comunicação interna. Mas como viabilizar isso em operações nas quais os profissionais ficam em locais diferentes? Com as videoconferências isso é possível, até em função dos inúmeros recursos disponibilizados para ajudar na organização desse tipo de evento.

Ações mais bem planejadas

Dependendo do sistema utilizado, hoje é possível reunir de 25 a 200 pessoas nessas reuniões, gravá-las e ainda compartilhar arquivos. Sob o ponto de vista do endomarketing, é fundamental contar com esse tipo de recurso, uma vez que as ações podem ser mais bem planejadas.

As videoconferências, seja para reuniões, programas de treinamento ou palestras motivacionais têm-se mostrado um importante aliado do endomarketing que, quando bem executado, gera resultados significativos para as empresas. Não é difícil imaginar a razão.

Colaboradores bem informados tornam-se mais engajados e, consequentemente, conseguem transmitir essa boa percepção para os clientes externos. Gostou da ideia de reforçar suas ações de endomarketing com o uso de videoconferências?