K2. – Solução em Comunicação Digital

Empresa americana ensina como atingir o público com video marketing

Atinja seu público com o video marketing

Video marketing, como o nome já diz, é a estratégia de comunicação que tem como suporte o uso de vídeos. Em termos práticos, de acordo com a Matilde Filmes,  o video marketing consiste em usar vídeos para turbinar o marketing de uma empresa ou negócio em todas as etapas do Funil de Vendas. Desta maneira, é aplicado em landing lages, e-mail marketing, YouTube Ads, Facebook, Instagram Videos, Twitter Videos, marketing de conteúdo em vídeo, video SEO e também junto ao time de vendas. 

Neste artigo, leremos a tradução de Guide to building killer video marketing strategy (Guia para construir uma estratégia de video marketing matadora), escrita por Traci Lexter para o blog da SproutVideo, plataforma norte-americana de hospedagem de vídeos para negócios.

Acompanhe com a K2. o que há de mais atual em matéria de estratégias e discussões sobre a efetividade do vídeo enquanto ferramenta de consolidação de marcas e comunicação com seus públicos. Bom proveito!

Cinco passos para construir uma estratégia de video marketing matadora

Uma estratégia de video marketing bem planejada eleva o formato vídeo para muito além do que apenas alguns minutos de material que interesse ou eduque sua audiência. Uma sólida estratégia de video marketing irá maximizar o potencial do vídeo para construir uma duradoura conexão com seu público.

Neste texto, vamos compartilhar ideias sobre como construir uma estratégia de video marketing que permitirá que você estabeleça seu roteiro para o sucesso. Então, saia de trás da câmera e pegue papel e caneta. É hora de começar o planejamento!

Passo 1: Estabeleça seus objetivos de video marketing

Aqui se determina o que “sucesso” significa para você. É a hora da verdade. Se você é novato no mundo dos vídeos, é muito pouco provável que vá se tornar viral já no primeiro trabalho. Os hits provavelmente serão baixos no início, mas tudo bem. Video marketing é um processo de construção de relações duradouras entre você e sua audiência. O objetivo é aumentar constantemente suas visualizações e o engajamento ao longo do tempo.

Reserve um tempo a cada mês para rever seus relatórios de video analytics. Este é o lugar de onde vai surgir a verdadeira história dos seus esforços de video marketing.

Informações que você precisa para medir seu sucesso com precisão:

Plays

Veja quantos plays e impressões seus vídeos ganharam. Se um vídeo tem sido especialmente popular ou impopular, então é hora de descobrir o porquê.

Localização

Ao ver em que lugares no mundo seus vídeos estão sendo apreciados, você pode entender mais sobre seu público. Este recurso é realmente útil se você está tentando entrar em um novo mercado geográfico – você pode ver se os espectadores no novo local estão respondendo à sua mensagem.

Popularidade

Se você sabe quais vídeos estão performando melhor, então pode gerar mais conteúdo com estilo similar.

Domínios

Você sabe como as pessoas encontraram seu vídeo? O abandono das adivinhações sobre como as pessoas encontram seu conteúdo facilita o acesso a elas.

Rastreie cada espectador

Você pode rastrear usuários individuais para ver como eles se engajam com seus vídeos. Existe algum trecho do seu vídeo mais recente que um monte de pessoas assiste de novo? Ou talvez a maioria dos espectadores param de assistir depois de um certo ponto? Este recurso útil permite que você faça conteúdo personalizado, especificamente para seus clientes.

Passo 2: Defina o conteúdo de vídeo que irá impulsionar suas vendas e o interesse dos seus espectadores

Se a sua organização é uma start-up, você provavelmente não terá muito conhecimento sobre seu público, mas você saberá sobre o seu negócio. Determine quais partes do negócio se beneficiariam do video marketing (novos produtos, eventos, vendas, Recursos Humanos etc.). A partir daí, você precisará descobrir os tipos de conteúdo de vídeo que funcionam melhor para cada um desses departamentos.

Pesquise o que funciona

Para construir essa parte da sua estratégia de video marketing, recomendamos que você gaste algum tempo pesquisando o que já é popular on-line. Os seguintes tipos de conteúdo de vídeo são populares, e por isso indicados como ponto de partida:

Por detrás das câmeras – obtenha algumas dicas no post Let Them In: Go Behind the Scenes with Video (Deixe-os entrar: vá para os bastidores com vídeos).

Eventos – se você está interessado nesse assunto, o post Eight Ways to Showcase Your Event with Video (Oito maneiras de mostrar seu evento com vídeo) é um ótimo ponto de partida.

Testemunhos de clientes – veja o post How to Get Great Customer Testimonials on Camera (Como obter ótimos testemunhos de clientes em vídeo) para obter conselhos de especialistas.

Vídeos apresentando influenciadores – o post Five Ways to Supercharge Your Campaigns with Influencer Video Marketing (Cinco maneiras de impulsionar suas campanhas com video marketing de influenciadores) contém algumas dicas essenciais sobre como trabalhar com influenciadores.

Reviews – sendo um produto ou um serviço, as pessoas querem saber o que é antes de experimentá-lo.

Vlogs – o post 27 Ways to Feel Like a Natural in Front of the Camera (27 maneiras de se sentir como um profissional na frente da câmera) é leitura obrigatória para todos vloggers.

Webinars – leia o post 10 Best Practices for Successful Webinars (10 melhores práticas para webinars de sucesso) para obter detalhes sobre como começar.

Vídeos tutoriais (how-to videos) – fornecendo valor aos potenciais clientes, você vai estabelecer credibilidade e confiança. Howcast é o canal de vídeo do YouTube obrigatório quando o assunto é how-to videos de alta qualidade.

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX

Teste ideias diferentes 

Provavelmente você não tenha nenhuma evidência dos interesses da sua audiência, mas não se preocupe com isso. Use seu conhecimento existente sobre informações demográficas de seus clientes (idade, interesses, onde e quando eles gostam de estar on-line) e a sua imaginação! De qualquer forma, pesquisa sobre a concorrência nunca é demais.

Experimente ideias diferentes e veja o que obtém mais atração. Um vídeo com níveis altos de engajamento e muitos compartilhamentos indicam níveis altos de interesse do público.

Em pouco tempo, o tipo de vídeos que mais atraem seu público deve ficar claro. Ao definir o que funciona para seus espectadores, você pode melhorar seu conteúdo ao longo do tempo.

Agora, você pode escrever uma declaração sobre a missão do video marketing. Sugestão: 

“Aqui na (nome da companhia) nós fazemos vídeos para (grupo demográfico). O objetivo dos vídeos é dar suporte a (áreas de negócios) para (resultado que você quer ver)”.

Passo 3: maximize os vídeos incorporando-os à sua estratégia de social media

Mesmo que você esteja publicando seus vídeos principalmente em seu website, é importante promovê-los usando as redes sociais. Vídeos que são populares nas principais plataformas de social media irão desempenhar um papel chave no direcionamento de espectadores para o seu site.

O post Completing Your Social Media Plan with Video (Completando seu plano de Social Media com vídeos) estabelece 11 grandes razões para incorporar vídeos à sua estratégia de social media.

Mas e se você não tem um número expressivo de fãs e seguidores? Tente construir boas relações de trabalho com influenciadores, ou com outras empresas e amigos. De modo geral, eles ficarão felizes em promover seus vídeos.

>>> CONHEÇA A POLÍTICA DE MONETIZAÇÃO DE VÍDEOS DO YOUTUBE

Trabalhar com influenciadores é um meio particularmente efetivo de usar social media para promover seus vídeos. Tudo o que você precisa saber sobre isso pode ser encontrado no post Rethinking Influencer Marketing for 2017 (Repensando o marketing de influenciadores para 2017).

Você pode assegurar que os vídeos atinjam sua audiência na hora certa, graças à pesquisa da Hubspot, intitulada The Best Times to Post on Facebook, Twitter, LinkedIn and Other Social Media Sites.

Passo 4: integre vídeos com o seu site

É vital que o conteúdo de vídeo seja facilmente acessado pelos visitantes do seu site.

Isso significa criar um video hub, bem como usar vídeos em todo o seu site. O video hub é o local onde todo o conteúdo de vídeo será armazenado e categorizado, de modo a ser encontrado facilmente. Inspire-se em como a marca Lego organizou sua videoteca: cada vídeo por história e personagem.

Além de um video hub dedicado, os vídeos devem ser usados em todo o seu site. Vídeos relevantes devem ser colocados ao lado de informações em forma de texto. Por exemplo: imagine que você é proprietário de uma companhia que produz tripés para câmeras. Um vídeo “como configurar o tripé”, acompanhando o conteúdo escrito sobre como é fácil configurar o tripé, provavelmente será útil para os visitantes do site.

Passo 5: decida quem faz o quê

Estando trabalhando com um cinegrafista profissional ou não, você ainda precisa saber como gerenciar o processo de produção de vídeo. Você provavelmente terá que decidir quais membros de sua equipe serão responsáveis por filmagens, edições e contratação de elencos.

Produzir vídeos de qualidade, que refletem a imagem que você quer passar para o seu público, requer tempo. O tempo que você pode investir nisso deve estar expresso em sua estratégia de marketing. Não faz sentido dizer que produzirá um vídeo por semana se você não tem equipe suficiente para isso.

Produzir vídeo por si mesmo é possível, com alguns artifícios inteligentes e uma atitude “eu consigo”. Você vai precisar de equipamento apropriado, um pouco de inspiração e algum tempo para praticar. É essencial você se sentir confortável com a câmera, assim como aprimorar suas habilidades de iluminação e áudio. Leia mais sobre como aprender o básico da maneira certa no post How to Produce High Quality Videos on Your Own (Como produzir vídeos de qualidade por conta própria).

Conclusão: planeje, planeje, planeje!

Embora seja tentador entrar de cabeça e começar a fazer vídeos imediatamente, esta não é a melhor estratégia. Uma abordagem cuidadosamente planejada é aquela que irá produzir os melhores resultados.

Estando satisfeito com sua estratégia de video marketing, então é hora de começar as gravações! A partir do momento que você conhece o básico, a melhor forma de aprender sobre vídeos é fazendo-os.

Fonte:

Follow These 5 Basic Steps to Build a Killer Video Marketing Strategy