K2. – Solução em Comunicação Digital

É possível reduzir custos sem perder a qualidade na minha empresa?

É possível reduzir custos sem perder a qualidade na minha empresa

A crescente competitividade nos dias de hoje leva empresas de todos os tamanhos a uma verdadeira cruzada para reduzir custos, como uma forma de enfrentar os momentos de crise. Mas buscar a redução de gastos de qualquer maneira pode ser bem perigoso, por afetar a qualidade dos produtos, serviços e também dos processos internos da empresa.

 

Ao falar em reduzir custos sem perder a qualidade é possível, desde que sejam seguidos alguns passos importantes, colocando dentro da sua empresa mais consciência sobre o consumo e adotando as metodologias certas para alcançar seus objetivos. O primeiro passo para reduzir os custos da sua empresa é observar atentamente os seus processos internos em busca de tudo que pode ser otimizado, eliminado, combinado e reduzido.

São basicamente dois casos: ou a sua empresa já tem vários anos de vida e muitos processos ficaram ineficazes ou ultrapassados com o tempo e com o desenvolvimento das tecnologias; ou a sua empresa é jovem e tem muito o que evoluir com o seu crescimento e ganho de experiência.

Melhores processos internos fazem mais com menos, eliminam etapas desnecessárias e formalidades que apenas atrasam os fluxos. É necessário adaptar os processos usando bastante criatividade e planejamento com foco na eficiência operacional.

Conte com o apoio da tecnologia para realizar automações e conexões que representam uma queda enorme de gastos em médio e longo prazos, principalmente em relação à comunicação empresarial. Otimizar processos, em última análise, não só ajuda a reduzir custos como aumenta a competitividade e a lucratividade da empresa, o melhor caminho para gerar mais receita em tempos de crise!

Aperte a gestão de custos

É fácil encontrar gastos que poderiam ser cortados em qualquer empresa, considerando manter apenas o que é necessário para o estrito funcionamento da sua operação. Mas também é preciso ser razoável e considerar a satisfação e a produtividade de colaboradores e de toda a estrutura da empresa.

Não faz sentido cortar facilidades e benefícios básicos para os funcionários, mas eles podem contribuir com ações mais conscientes e focadas nos objetivos da companhia. Busque o corte de custos altos, mas não esqueça de poupar nos detalhes. Priorize a eliminação de todo e qualquer desperdício, e acompanhe de perto o controle total de gastos para garantir que tudo seja devidamente dimensionado, para não faltar e não sobrar nada.

Investimentos para reduzir custos

Reduzir custos muitas vezes significa optar por investimentos mais inteligentes, que promovam a economia em outras áreas muito mais significativas da sua operação. Alguns exemplos estão ligados à tecnologia e à comunicação, como o uso da internet, videoconferências, compartilhamento de arquivos e trabalho colaborativo, entre vários outros.

Essas ferramentas também proporcionam ganhos de produtividade e eficiência, além da economia com telefonia, correios, combustível, hospedagens, alimentação e muito mais. Também há soluções inteligentes para finanças, softwares de gestão de projetos, tarefas e equipes, design, business intelligence e publicação de conteúdo na web que podem representar redução de gastos em vários processos da sua empresa.

Cada caso é um caso, e você pode escolher bem levando sua experiência e o seu feeling em consideração no momento de optar por novas soluções para tarefas antigas. Para que todo esse processo seja implementado com total eficiência, deve-se pensar na contratação de uma empresa especializada como a K2. que proporcionará suportes para qualquer momento.

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX