A partir de algumas valiosas dicas de marketing de conteúdo você poderá obter resultados de forma mais rápida e eficiente com a comunicação do seu negócio. Para isso, você precisa entender a importância de estratégias como o foco na resolução de problemas, o reaproveitamento de conteúdo e a distribuição, entre outras.
Você verá a seguir a tradução do artigo Eight Content Marketing Secrets To Successfully Promote A Brand, elaborado por membros do Young Entrepreneur Council (Conselho de Jovens Empreendedores, em tradução literal).
Então, boa leitura e… mãos à obra! 💪
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O marketing de conteúdo é um dos métodos mais eficazes de ganhar exposição para uma marca e trazer clientes em potencial para o funil de vendas. Ao integrar a distribuição estratégica, a otimização para os mecanismos de pesquisa e as táticas de inbound marketing como parte dessa abordagem, a maioria das empresas obtém excelentes retornos sobre seus investimentos em marketing de conteúdo.
Construir uma estratégia de campanha em torno de objetivos específicos que a empresa deseja atingir ajuda a ajustar o foco, o que resulta em melhores resultados. A promoção da marca, por exemplo, requer conteúdo diferente do marketing de produto, por exemplo.
Aqui, os membros do Young Entrepreneur Council exploram oito segredos do marketing de conteúdo que todos os líderes de negócios devem conhecer para promover suas marcas com sucesso.
1. Concentre-se no conteúdo de solução de problemas
As empresas frequentemente ficam obcecadas com o conteúdo do topo do funil, que aumenta o tráfego sem gerar conversões, ou tentam expandir as revisões de novos produtos e recursos interessantes sem fornecer contexto suficiente.
👉 Em vez disso, concentre-se em seu público-alvo. Elabore casos de uso para mostrar como sua marca oferece soluções de sucesso. Entreviste clientes satisfeitos ou crie demonstrações com as quais seus clientes em potencial possam brincar antes de entrarem em contato. Simplifique o processo fazendo a ponte entre um serviço ou produto e o resultado real no contexto do negócio do seu cliente ideal.
Mario Peshev – DevriX
2. Gere ideias a partir de tendências de mídia social
Gere ideias de conteúdo a partir das tendências com as quais seus clientes estão interagindo nas redes sociais. Por exemplo: se seu público-alvo são as Gerações Z e Y, verifique o que está acontecendo no TikTok, Instagram, Reddit e YouTube para ver no que eles estão engajados e sobre o que estão criando seu próprio conteúdo agora, e depois junte-se a eles.
👉 Envolva seu produto ou serviço nessa conversa enquanto aproveita as tendências online para aumentar o conhecimento da marca entre sua base de clientes.
Crie blogs e vídeos em seu site que cubram tópicos das tendências e mostrem como seus clientes podem alcançá-los ou se envolver com eles (de preferência, usando seus produtos e serviços).
Em seguida, distribua esse conteúdo nos canais sociais apropriados para direcionar o tráfego e as vendas de volta ao seu site. Mostre aos clientes como eles podem recriar tendências com seus produtos.
Emily Stallings – Casely, Inc.
3. Incorpore um formato de perguntas e respostas
Um dos melhores segredos para o sucesso do marketing de conteúdo é incorporar um formato de perguntas e respostas ao seu conteúdo.
Em última análise, o marketing de conteúdo trata de gerar exposição da marca por meio do tráfego de pesquisa na web. Por isso, é fundamental otimizar a sua capacidade de ser encontrado pelos motores de buscas.
👉 Uma das principais formas de os motores de buscas analisarem os resultados que encontram na web é combinando o conteúdo com as consultas que os usuários enviam na barra de pesquisa. Portanto, um bom lugar para começar a decidir o que incluir em seu marketing de conteúdo é fazendo os mesmos tipos de perguntas que seus clientes ideais fazem em suas pesquisas online.
Veja quais resultados surgem dos concorrentes do primeiro escalão e, em seguida, certifique-se de que seu conteúdo está respondendo às mesmas perguntas de uma forma completa e verdadeiramente útil. Isso não só aumentará seu valor para o cliente como também atrairá um aumento grátis no tráfego.
Richard Fong – Automatic Growth
4. Reutilize e reaproveite o conteúdo
Um dos maiores desafios para as marcas em todos os setores é publicar e compartilhar conteúdo de forma consistente. A criação de conteúdo de alta qualidade leva tempo, mas é justamente isso que toda marca deve se esforçar para fazer.
👉 Quando você está com pouco tempo ou simplesmente fica sem ideias novas, uma ótima maneira de compartilhar conteúdo de qualidade é reaproveitar o conteúdo existente. Reutilizar todo ou parte de um conteúdo em um formato diferente é uma ótima maneira de economizar tempo, expandir seu alcance e manter o Google feliz.
Comece encontrando as partes do conteúdo que receberam mais engajamento e, em seguida, determine qual formato funcionaria melhor. Construa um infográfico para representar o conteúdo visualmente ou crie uma apresentação SlideShare a partir de uma postagem no blog, por exemplo.
Blair Thomas – eMerchantBroker
5. Expanda o seu conteúdo
👉 O maior segredo do marketing de conteúdo é que você tem que trabalhar duro para expandir seu conteúdo. A maioria das empresas simplesmente lançará conteúdo para o universo, sem um sistema para capturar interesse, converter leads, reciclar esse conteúdo ou aproveitar várias plataformas.
Os verdadeiros vencedores nesse jogo mantêm o panorama geral em mente e se esforçam para colocar elementos na sequência do funil de vendas e em vários outros lugares para maximizar o conteúdo que estão lançando.
Kaitlyn Witman – Rainfactory
6. Explore as emoções do público
👉 O ingrediente secreto para o sucesso do marketing de conteúdo é a emoção. Não importa o tipo de conteúdo que você está criando, tente encontrar maneiras de atingir o lado emocional do seu público.
Você pode optar por inspirá-los, fazê-los rir, induzir o medo de estarem ficando de fora ou despertar sua curiosidade.
Se você olhar para as principais postagens nas mídias sociais e em blogs, verá que são aquelas com headlines e conteúdo emocionantes que se destacam mais. Use emojis, capriche em seus títulos e tente criar conteúdo que empolgue as pessoas e direcione mais tráfego para sua marca.
Blair Williams – MemberPress
7. Procure educar e destacar a sua experiência
O conteúdo atende a várias funções importantes, como estabelecer você como uma autoridade em seu nicho, chamar a atenção para seus produtos e serviços e a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).
👉 Frequentemente, você pode combinar esses propósitos em uma única peça. No entanto, muitas postagens de blog, vídeos e outros conteúdos terão uma finalidade mais específica. Como estratégia de conteúdo primordial, procure educar e demonstrar sua experiência, em vez de simplesmente se gabar de sua marca ou produtos.
Isso significa ir além de seu próprio negócio para examinar questões mais amplas em seu setor e vários problemas que afetam seu público. Essa postura não apenas incrementa o SEO, uma vez que você poderá ranquear para mais palavras-chave, como também ajuda a construir confiança, pois mostra que você é alguém que tem conhecimento para fornecer soluções.
Kalin Kassabov- ProTexting
8. Não ignore a distribuição do conteúdo
👉 A distribuição é tão importante quanto a criação.
Na virada da última década, todos falavam sobre a relevância do conteúdo. E sim, em grande medida, o conteúdo é rei. Mas a distribuição é o “criador de reis”. 👑
Você pode criar um ótimo conteúdo, de forma consistente e por um longo período de tempo, mas se não pode exibi-lo para seu público, você não alcançou a comunicação ou os resultados de negócios que vêm com isso.
Ao fazer pesquisas de mercado para obter informações demográficas, descubra onde seus clientes potenciais se reúnem online. Comentários do YouTube, newsletters por e-mail, influenciadores de mídia social, as tendências com as quais eles se importam e muitos outros elementos podem oferecer insights sobre como distribuir seus ativos de conteúdo depois de criá-los.
Samuel Thimothy – OneIMS
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Conclusão
Resumindo as 8 dicas de marketing de conteúdo apresentadas neste artigo, dá para apontar algumas diretrizes gerais que facilitarão a estratégia de comunicação da sua marca. Fica mais ou menos assim:
▶ O que o público realmente quer em matéria de produtos e serviços é a resolução dos seus problemas diários. Por isso, foque a criação de conteúdos na sua capacidade de facilitar as suas vidas. 🛠
▶ É nas redes sociais que o público mostra o que está atraindo o seu engajamento. Fique de olho nas tendências e aproveite as ideias que fazem sentido para o seu negócio. 🔎
▶ Já que uma das principais formas de os mecanismos de pesquisa escolherem os resultados a serem oferecidos é a combinação das perguntas usadas pelos usuários com os conteúdos disponíveis, adote o sistema de perguntas e respostas na criação dos conteúdos da sua marca. 👂🗣
▶ Reutilizar conteúdos, adaptando-os para formatos diferentes, é uma maneira sábia de manter o Google feliz e evitar a “seca” de ideias ao mesmo tempo. 💡
▶ A invés de simplesmente jogar seu conteúdo na web, crie um sistema para capturar interesse, converter leads, enfim, aproveite esse conteúdo em várias plataformas e sempre tenha em mente a sequência do funil de vendas. 🧠
▶ Independentemente do tipo de conteúdo que você está criando, tente encontrar maneiras de atingir o lado emocional do seu público. As decisões de compras são feitas pelo aspecto emocional, sendo que o racional serve apenas para validar a decisão já tomada. ❤️
▶ Ao invés de ficar enaltecendo a própria marca, reforce a sua autoridade como especialista no assunto junto ao seu público. 🎓
▶ Não adianta criar ótimos conteúdos, de forma consistente e por um longo período de tempo, se eles não são apresentados para o público. A distribuição tem a ver com a sua mensagem aparecer para a audiência certa, onde quer que ela esteja. 🎯
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Ficou com dúvidas sobre como operacionalizar isso tudo?
Entre em contato conosco. Nossa equipe de especialistas em marketing digital pode ajudá-lo a criar os conteúdos certos para o seu objetivo e fazer com que eles sejam entregues para o público desejado.
Ao conhecermos um pouco sobre o seu negócio, poderemos apresentar soluções para as atuais dificuldades de comunicação. E esse bate papo inicial não tem compromisso.
Convite feito. 🙂