K2. – Solução em Comunicação Digital

Configuração de streaming ao vivo: eventos sem dor de cabeça, desde que nas mãos certas

Configurar streaming ao vivo não precisa ser uma dor de cabeça

Dependendo do serviço contratado, o ato de configurar um streaming ao vivo pode ser uma experiência frustrante. Apesar da insegurança causada por serviços mal prestados (acredite, eles não são poucos), a tecnologia disponível e as facilidades da atualidade possibilitam que a configuração de uma transmissão ao vivo seja feita de forma tranquila e segura, inclusive remotamente, de modo a garantir que não haja nenhum percalço durante a execução do evento.

Apesar dos inúmeros estudos comprovando o poder de engajamento dos conteúdos em vídeo, é surpreendentemente grande a parcela de marcas, empresas e instituições que ainda não se apropriaram do streaming ao vivo como um formato importante em suas estratégias de marketing. Esta “sub-utilização” do streaming pode ser entendida a partir de dois principais fatores:

 

 

De modo geral, a qualidade desejada por empresas e marcas  em uma apresentação ao vivo é garantida pela utilização de ferramentas profissionais de streaming, como as oferecidas pela K2.

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX

 

Fatores importantes na hora da escolha do streaming ao vivo

É exatamente neste momento que definimos se a experiência do streaming ao vivo será traumática ou recompensadora – tanto para o dono do conteúdo quanto para a sua audiência. Os seguintes fatores devem ser levados em conta na hora de garantir a qualidade de sua transmissão.

Os programas certos, de acordo com a demanda

O primeiro passo é estudar a demanda do cliente e ver o programa de transmissão mais adequado para a sua necessidade. Normalmente é utilizado o programa para streaming ao vivo Wirecast. Já as configurações são feitas remotamente através de outro programa chamado Teamviewer, onde, por intermédio de usuário e senha fornecidos pelo cliente, o computador é acessado remotamente.

Segurança

Uma vez fechada a sessão do Teamviewer, não será possível um novo acesso sem outra autorização por parte do cliente, pois o login e a senha mudam constantemente para fins de segurança.

Com o programa Wirecast já configurado pelo fornecedor de tecnologia de transmissão ao vivo, o cliente terá somente que colocar o código do player na sua página de internet, fazendo assim a comunicação do Wirecast com o player, para que a transmissão do evento seja feita para o seu público.

Qualidade da velocidade de internet (upload)

Quanto maior a qualidade da transmissão ao vivo, maior deve ser a velocidade de upload da sua internet. Isso porque, quanto maior a qualidade, mais pacotes de informação serão enviados para o servidor, e para que isso ocorra com fluidez é preciso velocidade.

Computador com uso exclusivo para a transmissão

O computador não necessariamente precisa ser de última geração, com uma configuração robusta, para que uma transmissão ocorra com qualidade. Somente é recomendado que o computador seja utilizado exclusivamente para a transmissão ao vivo, evitando assim que outros programas afetem o desempenho da máquina na hora de transmitir o evento.

Câmera de boa qualidade

De nada importa uma velocidade de upload alta e um computador configurado e pronto para transmitir se a câmera não apresentar uma boa qualidade de imagem. Lembre-se que a qualidade da transmissão ao vivo está diretamente ligada à qualidade da sua câmera também. Na hora de adquirir o equipamento, certifique-se de que ele é compatível com a placa de captura que você já possui ou que irá comprar.

Mesa de corte

Para eventos mais sofisticados, com mais de uma câmera, a mesa de corte é quem fará o papel de central de distribuição de som e imagem, de acordo com as configurações que você escolher na hora do evento.

Conclusão

Neste post, tentamos esclarecer algumas das principais dúvidas que ocorrem na hora de adquirir um serviço de streaming ao vivo. Quanto mais informações tivermos sobre a sua demanda, mais aptos estaremos para oferecer o serviço adequado, levando em consideração a qualidade, a segurança e o valor.

Entre em contato conosco via chat ou preenchendo o formulário de contato com nossos consultores. Iremos esclarecer todos os seus questionamentos. Você verá que a solução ideal é aquela escolhida a partir das particularidades da sua necessidade.