K2. – Solução em Comunicação Digital

Como usar videoconferência em treinamentos corporativos

No mercado altamente competitivo e globalizado em que todos nós atuamos, possuir um time de colaboradores motivados e engajados aos objetivos da organização pode fazer toda a diferença. Estamos falando de um diferencial estratégico, o qual resulta em ganho de produtividade, lucratividade e destaque diante dos concorrentes. Aqui entram os treinamentos corporativos.

Atualmente, as empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação investem em departamentos de RH estratégicos. Com o intuito de desenvolver e implementar novas políticas gestão de pessoas alinhadas às metas, ao perfil e aos valores empresariais.

Desta forma, a estratégia implementa a cultura organizacional que atua no posicionamento da empresa e na comunicação interna, propondo diretrizes que possuem foco no colaborador, determinando o comportamento organizacional.

Nesta perspectiva, é preciso ir muito além de garantir um bom salário aos funcionários. E entre os pilares mais importantes para construir e constantemente desenvolver um qualificado time de funcionários está o plano de treinamento corporativo.

 

Importância do treinamento corporativo para o sucesso da organização

Com um bom planejamento, o plano de treinamentos levará em conta os principais desafios da empresa e as competências que precisam ser desenvolvidas nas equipes para garantir sucesso no futuro. As capacitações preparam os colaboradores para novos cenários, desenvolvem conhecimentos e habilidades.

Criando, ferramentas a novos gestores e conscientizam o time sobre valores, regras, leis e a importância de compreender o perfil do consumidor moderno.

 

Desafios da capacitação a distância

No momento de colocar em prática o plano de capacitação, muitas empresas se deparam com o obstáculo da distância geográfica entre seus escritórios ou a dificuldade de conciliar a agenda de todos os participantes.

Nesse momento, mais uma vez, entra em cena a Tecnologia da Informação para otimizar e baratear os processos do mundo corporativo: as videoconferências são excelentes soluções para tornar o treinamento corporativo mais acessível para todos os perfis de empresas.

 

Soluções tecnológicas a favor dos treinamentos

Um treinamento corporativo pode usar o recurso de videoconferência em diversos formatos e os dois principais são:

 

1. Cursos online

Existem no mercado diversas empresas especializadas em desenvolver plataformas interativas para treinamentos e capacitação profissional dos funcionários. Os cursos e treinamentos incluem recursos de som, vídeo, games, tutoriais e testes para comprovar o conhecimento adquirido pelos alunos.

Os cursos ficam disponíveis 24 horas por dia e 7 dias da semana e o RH pode acompanhar em tempo real a frequência e o rendimento das equipes nos treinamentos da empresa.

 

2. Treinamentos e reuniões ao vivo

Empresas que possuem filiais distantes podem investir em transmissões ao vivo de reuniões, palestras e treinamentos realizados na matriz. Esse recurso de videoconferência é um facilitador para manter alinhados os colaboradores de localidades distantes.

Além disso, a interação entre funcionários que estão geograficamente distantes é um fator que motiva as pessoas.

 

Vantagens do uso da videoconferência no treinamento corporativo

Os demais tópicos deste post já evidenciaram diversas vantagens do uso da tecnologia nos treinamentos corporativos, tanto para os números das empresas quanto para a satisfação das pessoas. Aqui vamos reforçar os principais benefícios para você não esquecer:

 

Por isso, inserir o departamento e soluções de TI nos processos mais estratégicos da empresa é uma decisão acertada para garantir a construção de um time de colaboradores bem informados, preparados e engajados com os objetivos e valores da empresa.

 

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX