K2. – Solução em Comunicação Digital

Como manter uma videoconferência segura?

Como manter uma videoconferência segura?

Nos últimos anos, os sistemas de videoconferência de alta definição ofereceram a oportunidade às empresas de ultrapassarem barreiras e tornarem-se cada vez mais onipresentes nas salas de reunião de qualquer organização.

Os benefícios da videoconferência — como ganho de produtividade, redução de custos, vantagem competitiva e muito mais — já estão bem claros para gestores de TI de todo mundo, mas um detalhe não pode ser esquecido para que tudo isso não vá por água abaixo: a segurança.

Segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia Akamai Technologies, o Brasil está entre os 10 países que mais sofreram ataques de hackers durante o ano de 2016. Qualquer brecha em um sistema pode ser o suficiente para abrir as portas da sua empresa aos criminosos virtuais.

E para que você saiba como manter sua videoconferência segura, listamos abaixo algumas dicas que não podem ser negligenciadas. Acompanhe e saiba como evitar o vazamento dos dados da sua empresa:

Desligue o recebimento automático de ligações

Alguns recursos de uma videoconferência podem salvar vidas, mas é preciso cuidado com o que utilizar para evitar que a segurança do sistema fique fragilizada.

O recebimento automático de ligações (ou auto-answer), por exemplo, faz exatamente o que o nome diz: as chamadas são aceitas automaticamente mesmo se o sistema estiver desligado. Fechar essa porta é o primeiro passo para evitar que pessoas sem autorização entrem no ambiente privado da empresa.

Instale o sistema dentro da firewall da empresa

Sem uma firewall corporativa, o sistema de videoconferência é ligado diretamente à internet. É o que acontece quando utilizamos aplicativos gratuitos como Skype, por exemplo.

Esses aplicativos podem parecer vantajosos no início, visto a simplicidade de instalação e de uso que oferecem, mas a verdade é que os riscos que carregam se sobrepõem a isso, uma vez que eles aumentam as chances de que você tenha toda sua rede e seus dados roubados por hackers.

Utilize a autenticação multifator

A autenticação de usuário é uma medida de segurança básica para qualquer sistema dentro da empresa, seja no acesso à rede corporativa ou mesmo no acesso às suas reuniões em videoconferência.

Ao aplicar a autenticação multifator, que faz o reconhecimento do usuário em duas etapas, os administradores podem gerenciar quem participa das reuniões, quem tem acesso às gravações dos dados e outros detalhes específicos de uso do sistema.

Invista em um sistema criptógrafo

Ao criptografar os dados da sua videoconferência, você estará tornando quase impossível que hackers decodifiquem qualquer informação confidencial que viaje por ela.

A criptografia também resolve o problema de acesso de pessoas não autorizadas, permitindo que somente aqueles com as aprovações e senhas necessárias acessem sessões de vídeo específicas.

Tudo isso é essencial para manter sua videoconferência segura. Mas uma dica que pode te ajudar ainda mais a diminuir suas preocupações com esse sistema é contar com o suporte de um fornecedor de videoconferência que tenha anos de experiência em fornecer sistemas de qualidade, bem como em cuidar da segurança deles.

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX