K2. – Solução em Comunicação Digital

Como é Feita a Configuração da Transmissão ao Vivo

Como é Feita a Configuração da Transmissão ao Vivo

Configurar uma transmissão ao vivo, pode parecer a princípio, uma dor de cabeça mas com o advento da tecnologia e as facilidades que temos hoje em dia, tudo pode ser feito remotamente, sem problema algum.

O primeiro passo é estudar a demanda do cliente e ver o programa de transmissão mais adequado para a sua necessidade, normalmente é utilizado o programa para streaming ao vivo Wirecast. As configurações serão feitas remotamente através de um outro programa chamado Teamviewer, onde, através de usuário e senha fornecidos pelo cliente teremos acesso ao computador remotamente. Uma vez fechada a sessão do programa Teamviewer não será possível um novo acesso sem autorização do cliente novamente, pois o Login e senha mudam constantemente para a segurança do usuário.

Com o programa Wirecast já configurado pelo fornecedor de tecnologia de transmissão ao vivo, o cliente terá somente que colocar o código do player na sua página de internet, fazendo assim a comunicação do Wirecast com o player para que a transmissão do seu evento seja feita para o seu público.

Os seguintes fatores devem ser levados em conta na hora de escolher a qualidade de sua transmissão ao vivo, tais como:

Qualidade da velocidade de internet (Upload). Quanto maior a qualidade da transmissão ao vivo, maior deve ser a velocidade de upload da sua internet, isso porque quanto maior a qualidade mais pacotes de informação serão enviados para o servidor, e para que isso ocorra com fluidez é preciso velocidade.

transmissão ao vivo

Computador com Configurações atuais. O computador não necessariamente precisa ser um de última geração com uma configuração absurda para que uma transmissão seja feita com qualidade, somente é recomendado que o computador seja utilizado exclusivamente para a transmissão ao vivo, para que outros programas não afetem o desempenho da máquina na hora de transmitir um evento.

Câmera com uma boa qualidade. De nada importa uma velocidade de upload alta, um computador configurado e pronto para transmitir e a sua câmera não ter uma qualidade de imagem boa, lembre-se de que a qualidade da transmissão ao vivo está diretamente ligada a qualidade da sua câmera também. Na hora de adquirir uma câmera tome cuidado também na hora de ver se ela é compatível com a placa de captura que você já possui ou que irá comprar.

Mesa de corte. Para aqueles eventos mais sofisticados, com mais de uma câmera, a mesa de corte que fará o papel de central de distribuição de som e imagem de acordo com as configurações que você escolher na hora do evento.

Espero que nesse post tenhamos ajudado a tirar algumas dúvidas que são pertinentes na hora de adquirir um serviço de streaming ao vivo, seja com qualquer empresa fornecedora desse tipo de tecnologia.

Até mais!

>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX