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Como criar seu site de streaming ao vivo

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Criar seu próprio site de streaming ao vivo proporciona vantagens como liberdade e controle criativo, personalização da marca, robustez na segurança da transmissão e maior controle sobre a renda, entre outras. Veja como garantir tudo isso é mais fácil do que parece.

A indústria de transmissão ao vivo é um mercado em crescimento que atingiu US$ 70 bilhões em 2021. Usar sites de terceiros como Facebook, Twitch ou YouTube para transmitir aulas ao vivo, conferências ou eventos pode até ser conveniente. No entanto, há várias vantagens em construir seu próprio site e integrá-lo a uma plataforma de streaming ao vivo.

Pense que, à medida que a indústria do vídeo continua a crescer, haverão algumas mudanças inevitáveis. A publicidade continuará a influenciando cada vez mais a criação de conteúdo e as estruturas de pagamento de sites de terceiros provavelmente mudarão (e não será  a seu favor). 😒

Então, como você pode ficar à frente da curva, contornar desafios em potencial e garantir o futuro do seu negócio?

Crie seu próprio site de transmissão ao vivo. 🎯

Acredite, é mais fácil do que parece. Neste artigo, originalmente elaborado pela SproutVideo (parceira de tecnologia da K2.), você vai entender como.

Por que criar seu próprio site de streaming ao vivo?

Um número cada vez maior de pessoas está optando por transmitir educação e entretenimento no conforto de suas próprias casas. É por isso que o vídeo ao vivo é uma ótima ferramenta para marketing e monetização. As transmissões ao vivo também são excelentes para comunicações corporativas que precisam ser interativas.

Se você deseja monetizar seu conteúdo de vídeo, usar uma plataforma de streaming de terceiros (Facebook, YouTube) pode ter desvantagens e sujeitá-lo a taxas indesejadas ou mudanças estruturais que estão fora de seu controle.

Ter um site independente garante vantagens como:

Ao desenvolver seu próprio site de streaming ao vivo, você pode criar uma comunidade engajada em torno dele e realmente assumir o controle do seu conteúdo.

Qual é o melhor método para criar o seu site de streaming ao vivo?

Existem alguns métodos comuns para criar um site de transmissão ao vivo. As opções altamente personalizáveis geralmente exigem longos compromissos de tempo e um preço mais alto. O método que você escolher será baseado na conveniência, preço e capacidade de personalização:

▶️ Construa você mesmo: contratar um desenvolvedor full-stack (especialista em front-end e back-end ao mesmo tempo) oferece controle total sobre seu projeto. No entanto, isso requer tempo, dinheiro e manutenção colaborativa.

▶️ Sites de streaming social: embora plataformas de streaming de grande nome possam economizar tempo e esforço desde o início, você terá que seguir as regras de outra empresa. Você também pode perder uma fatia de sua receita com taxas desnecessárias e terá menos controle sobre a funcionalidade e a aparência do seu site.

▶️ Use uma plataforma de hospedagem de vídeo: se você deseja economizar tempo e dinheiro e manter a liberdade de personalizar, uma plataforma de hospedagem de vídeo como a K2.OnDemand é a melhor opção. Você terá acesso ao suporte ao cliente e a uma caixa de ferramentas rica em recursos integrados.

Para este artigo, focaremos na terceira opção: construir um site de transmissão ao vivo usando uma plataforma de hospedagem de vídeo.

Embora esperemos que você escolha a K2.OnDemand 😀, existem outras plataformas à disposição. As informações obtidas neste exemplo serão aplicáveis a qualquer plataforma que você escolher.

Como criar um site de streaming ao vivo:

#1. Construa um site ou atualize o existente

Primeiro, você precisará de um local central onde os visitantes possam visualizar seu conteúdo.

Você pode escolher um serviço como Squarespace ou Wix ou criar um site de vídeo na K2.OnDemand com apenas alguns cliques. Nossa plataforma de hospedagem oferece a capacidade de criar um site especificamente para streaming e hospedagem de vídeos.

>>> Solicite uma demonstração gratuita guiada da K2.OnDemand.

#2. Procure pelas principais funções que você precisa

Se você estiver usando a K2.OnDemand como host, terá acesso a players e incorporações de vídeo personalizados, ferramentas de marketing poderosas e recursos de privacidade.

Esses são alguns dos recursos principais que estabelecem a base para que seu site funcione sem problemas:

▶️ Login do usuário: funções amigáveis como senha e recuperação de conta são fundamentais.

▶️ Configurações e preferências do usuário: controle sobre suas notificações pessoais, privacidade e bloqueio.

▶️ Organização: certifique-se de organizar seu conteúdo para que os espectadores possam pesquisar ou acessar seus vídeos facilmente.

▶️ Segurança: certifique-se de que seu host tenha medidas de segurança abrangentes para proteger seu conteúdo. Idealmente, você precisa que seu host ofereça várias opções de segurança que possam se adaptar às suas necessidades atuais e futuras. Isso é especialmente importante para conteúdos como relatórios, comunicações corporativas internas ou qualquer conteúdo que você queira monetizar.

▶️ Compartilhamento: seu host deve oferecer recursos de compartilhamento que permitam incorporar em outros sites e que os espectadores compartilhem facilmente uns com os outros.

▶️ Gerenciamento pós-stream: após a transmissão, seu conteúdo deve estar automaticamente disponível para visualização sob demanda, além de poder baixar o vídeo e fazer edições, se necessário.

▶️ Análise em tempo real: este recurso o habilita a acompanhar quantas pessoas estão visualizando, de onde estão assistindo e outras métricas semelhantes que permitem monitorar o desempenho do vídeo.

▶️ Suporte: considere se o suporte técnico é ou não obrigatório para você com base em sua experiência com hospedagem de vídeo.

A K2.OnDemand também oferece aos usuários a liberdade de adicionar logotipos, personalizar players de vídeo e acessar integrações especiais, como captura e análise de leads. Esses são recursos a serem considerados para o crescimento do seu site de transmissão ao vivo.

#3. Adicione recursos especiais

Os recursos interativos são o que realmente tornarão suas experiências de transmissão ao vivo envolventes e únicas. Chamadas para ação (CTAs) ou materiais para download podem aumentar o envolvimento dos espectadores com o seu negócio. O bate-papo ao vivo (chat) é uma ferramenta particularmente eficaz para criar engajamento e construir relacionamentos com os usuários.

Existem diversas plataformas de bate-papo que atendem a uma variedade de necessidades:

Integrar uma ferramenta de bate-papo ao vivo em seu site é bastante simples. No seu construtor de sites, basta incorporar o código do chat como um widget adjacente ao seu player de vídeo.

#4. Centralize o seu conteúdo

Certifique-se de que todo o seu conteúdo possa estar em um só lugar em seu site de streaming. Isso atenderá aos usuários que gostam de voltar e assistir a streams anteriores, além de fornecer a você a capacidade de coletar análises precisas sobre o desempenho do seu conteúdo.

A K2.OnDemand salva transmissões ao vivo anteriores em nosso servidor e as disponibiliza automaticamente para você assim que sua transmissão é concluída. Você pode ter uma mistura de transmissões ao vivo e conteúdo pré-gravado, que é um recurso exclusivo em comparação com sites de streaming como o Twitch.

Se você estiver migrando seus streams para a K2.OnDemand ou outro host, certifique-se de carregá-los e organizá-los antes de colocar seu novo site no ar. Ter uma biblioteca completa de streams anteriores adiciona uma sensação de profundidade e confiabilidade ao seu site.

#5. Faça a transmissão ao vivo!

E é isso! Seguindo esses passos, você concluirá seu site de streaming ao vivo. ✅

Agora você pode reunir qualquer equipamento adicional que precise e se preparar para entrar em operação.

Não tem certeza se você tem tudo o que precisa para começar a transmitir ao vivo? Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas.

Convidamos você a fazer uma demonstração gratuita guiada da K2.OnDemand para entender o seu funcionamento e ver na prática tudo o que ela pode fazer pela comunicação do seu negócio.