K2. – Solução em Comunicação Digital

Codec H.264: entenda a codificação de vídeo avançada

codec-h264

O codec H.264 é o que garante os melhores resultados de streaming porque oferece a maior qualidade de imagem e uma taxa de bits mais baixa. Trouxemos para você um material super completo sobre o principal codec do streaming de vídeo elaborado pela Dacast, parceira de tecnologia da K2. 

Codecs de vídeo e padrões de compressão são partes importantes do streaming de conteúdo pré-gravado online.

Embora haja uma grande variedade de codecs possíveis que podem ser usados, é essencial encontrar um que ofereça melhor qualidade de imagem ou uma taxa de bits (bitrate) mais baixa para obter melhores resultados de streaming. Graças ao codec H.264, você pode ter esses dois benefícios em um formato padronizado e amplamente aceito.

Vamos explorar um pouco mais sobre o que é o codec H.264, por que ele é considerado o padrão em transmissão ao vivo, como funciona com codificadores de vídeo (encoders), com RTMP e outros protocolos de transmissão.

Até o final deste artigo, você será capaz de responder “O que é o formato H.264?” e “O que significa codec H.264?”. 🎓

O que é o codec H.264?

O H.264 é um padrão para gravação, compactação e distribuição de conteúdo de vídeo online. Apelidado de “o codec mais utilizado no mundo”, e também conhecido como Advanced Video Coding (AVC) ou MPEG-4 Part 10, o H.264 foi desenvolvido em conjunto pela International Telecommunications Union e como MPEG-4 pela International Organization for Standardization, ambas da Suíça.

Este codec oferece excelente qualidade de streaming de vídeo para taxas de bits substancialmente mais baixas do que outros padrões anteriores, como MPEG-2, H.263 ou MPEG-4 Part 2, sem tornar as coisas tão complexas a ponto de sua utilização ser muito cara ou impraticável para implementar largamente.

Em suma, o codec H.264 permitiu aos produtores e espectadores um acesso maior e mais fácil ao streaming de vídeo de melhor qualidade em uma ampla variedade de plataformas.

Em resumo. o H.264 é o padrão de codec moderno usado em várias plataformas para conteúdo de vídeo de alta qualidade.

O que é um codec?

Um codec é um dispositivo (quando usado em mídia física, como DVDs e CDs) ou um programa de computador (para streaming e outras mídias online) que codifica e decodifica um fluxo de dados ou sinal.

Em outras palavras, um codec de vídeo é um mecanismo que pega os dados de entrada de um conteúdo de vídeo enviado e os codifica nos vários formatos que seus espectadores utilizarão para assistir o conteúdo em seus próprios dispositivos. Ele também compacta o conteúdo para um tamanho mais gerenciável, facilitando o streaming e o armazenamento.

Ao usar um codec, a qualidade do seu vídeo não é comprometida durante o processo, diminuindo a probabilidade de seus espectadores serem forçados a assistir a vídeos granulados e com atraso.

Assim, um codec ajuda tanto na transferência de dados quanto para garantir uma boa experiência do usuário final.

H.264 é o codec recomendado para streaming?

Desde sua introdução em 2003, o H.264 tem sido visto como um codec amplamente usado e aceito para dispositivos mais antigos e mais novos.

É altamente recomendado para gravação, compactação e distribuição de arquivos de vídeo em qualquer dispositivo de streaming, como laptops, smartphones, computadores desktop, tablets, smart TVs e consoles de jogos. O H.264 também é amplamente usado em transmissão a cabo e discos Blu-Ray na distribuição de vídeo offline.

Embora não seja necessariamente considerado o codec recomendado diante de opções mais modernas, é o que ainda está em uso amplo e oferece arquivos 50% menores que seus antecessores. Por isso, o H.264 é um dos codecs mais usados para streaming.

O codec H.264 é amplamente compatível?

Tanto em mídia física quanto digital, o H.264 é um codec amplamente compatível quando usado com tecnologia antiga e nova. O H.264 foi projetado para ser compatível com praticamente qualquer dispositivo.

Independentemente de seus espectadores estarem usando um iPhone de geração mais antiga ou o melhor e mais recente computador de mesa, eles poderão transmitir facilmente seu conteúdo de vídeo. Essa ampla compatibilidade significa que ele pode ser usado em uma variedade de aplicativos, redes e sistemas, incluindo aqueles que oferecem taxas de bits baixas e altas, bem como vídeo, transmissão e armazenamento de alta e baixa resolução e alta definição.

Como o H.264 é amplamente compatível com muitas tecnologias de streaming disponíveis, os espectadores podem assistir seu conteúdo com tranquilidade, independentemente do dispositivo ou navegador que tenham a mão.

Se você deseja garantir que todos os espectadores possam acessar seu conteúdo, a ampla compatibilidade do H.264 com dispositivos novos e antigos o torna um dos melhores codecs de vídeo a serem usados.

Agora que abordamos alguns dos conceitos básicos do que é o H.264 e como ele é usado na codificação e decodificação de vídeo, vamos examinar mais detalhadamente a mecânica de como a codificação avançada de vídeo funciona com os codificadores (encoders).

Como o codec H.264 funciona com encoders

Quando o vídeo é transmitido pela Internet, ele não é reproduzido no mesmo formato em que é emitido pela a câmera ou o computador. Para isso, a codificação é necessária.

O que é encoding?

O encoding (codificação) de vídeo é o processo de conversão de arquivos de vídeo RAW em um formato compatível com diferentes dispositivos e navegadores.

Durante esse processo, o arquivo digital é compactado em um tamanho menor para facilitar a transmissão sem atrasos e longos tempos de download, e o arquivo é convertido em vários formatos que podem ser reproduzidos em navegadores e dispositivos específicos. Esse processo pode ocorrer diretamente em uma câmera, por meio de um software específico de codificação de vídeo, ou em um aplicativo de streaming móvel.

A codificação de vídeo é fundamental para a transmissão ao vivo.

Como um codec é envolvido no processo?

Quando os arquivos de vídeo são codificados, um codec, a exemplo do H.264, é usado para compactar digitalmente o vídeo.

Então, se você tem um arquivo que sai da câmera em 8 MB, passar esse vídeo por um codificador e usar o codec H.264 pode comprimi-lo para 4 MB. Isso torna muito mais fácil a transmissão de um dispositivo para outro e possibilita a exibição em uma variedade deles.

Um padrão de compressão de vídeo promissor chamado Versatile Video Coding, também conhecido como VVC e H.266, é um codec híbrido baseado em bloco, o que o torna altamente capaz (e igualmente complexo).

Um codec ajuda a compactar o arquivo de vídeo em um tamanho que pode ser gerenciado e movido com mais facilidade pela Internet.

Quais são as configurações ideais de resolução e taxa de bits para streaming?

As configurações de resolução e taxa de bits selecionadas ao codificar seus arquivos de vídeo usando H.264 dependerão se você deseja transmitir em definição ultrabaixa, baixa definição, definição padrão, alta definição ou alta definição total.

O gráfico abaixo lista todas as configurações do codificador de transmissão ao vivo necessárias ao codificar seu vídeo usando H.264:

Tabela de configurações para streaming ao vivo com codec H.264. Fonte: Dacast.

Quanto maior a resolução de vídeo selecionada, mais largura de banda será necessária para transmitir seu conteúdo de vídeo. Isso significa que seus arquivos podem levar mais tempo para carregar e baixar, ou os espectadores podem ter mais interrupções e armazenamento em buffer do que se você selecionar uma resolução mais baixa.

Como o codec H.264 funciona com RTMP e outros protocolos

O Real-Time Messaging Protocol, ou RTMP, é parte do que torna possível a transmissão ao vivo. É importante entender como o codec H.264 funciona com RTMP e outros protocolos de streaming ao decidir sobre as configurações do seu encoder.

O que é RTMP?

Originalmente , o RTMP era usado para enviar conteúdo de um player de vídeo e um servidor conhecido como “entrega RTMP”.

Agora, no entanto, o principal papel do RTMP é fornecer conteúdo de um encoder RTMP para um host de vídeo online. O host de vídeo online é então responsável por entregar o conteúdo de vídeo aos usuários finais individuais. Isso é conhecido como ingestão de RTMP.

No streaming ao vivo moderno, o RTMP possibilita a transmissão de baixa latência. Isso é importante para aqueles que estão transmitindo grandes eventos em tempo real, pois seus streams estão sujeitos a menos buffer. Isso leva a uma melhor experiência geral do usuário e maior satisfação do espectador.

O RTMP também é usado em streaming de taxa de bits adaptável. Faz parte da tecnologia que permite o avanço e retrocesso rápidos de streaming de vídeo e também está envolvido em algumas ferramentas de conferência na web.

Como o H.264 funciona com RTMP?

Quando o conteúdo de vídeo é produzido, primeiro ele é enviado por meio de um encoder para compactar seu tamanho. É no encoder de vídeo que o arquivo digital entra em contato com o codec H.264 para ser comprimido.

O arquivo de vídeo é então enviado, via RTMP ou outro protocolo de transferência, diretamente para um visualizador final ou para um host de vídeo online.

Embora o H.264 e o RTMP não interajam diretamente um com o outro, a compactação oferecida pelo H.264 permite que o RTMP transmita os arquivos de forma mais rápida e eficiente ao seu destino.

Conclusão

Oferecer aos seus espectadores uma experiência positiva ao transmitir seu conteúdo de vídeo é essencial para o crescimento e o sucesso do seu negócio. Se você não estiver usando as ferramentas certas para obter seus arquivos de vídeo da câmera e transmiti-los na Internet, seus espectadores podem se deparar com streams lentos, buffer infinito e arquivos que simplesmente não serão reproduzidos no dispositivo que escolheram.

Com o codec H.264 e um ótimo encoder de vídeo, como o encontrado na plataforma K2.Live, você pode fornecer aos espectadores os arquivos certos para suas necessidades com menor latência e menos armazenamento em buffer. Este codec é amplamente compatível com uma variedade de dispositivos e navegadores mais antigos e mais recentes, o que significa que seus espectadores provavelmente reproduzirão facilmente os vídeos que você transmite.

Você está procurando uma solução completa de armazenamento e streaming de vídeo? Experimente a K2.Live.

Podemos agendar uma demonstração gratuita guiada, sem compromisso. Assim você poderá entender tudo o que a ferramenta pode fazer pelo seu negócio.