K2. – Solução em Comunicação Digital

Aulas online: 5 etapas essenciais para transmitir ao vivo

aulas online

As aulas online estão se tornando cada vez mais populares. A pandemia de coronavírus forçou uma readaptação no ato de educar até mesmo para instituições que, anteriormente, se dedicavam ao ensino presencial. Para que a educação remota aconteça, é preciso entender como funciona o processo. Conheça a lista de 5 etapas para a transmissão de uma aula online ao vivo, elaborada pela Dacast

A educação online nunca foi tão importante quanto é hoje. A capacidade de aprender remotamente oferece mais flexibilidade para educadores e alunos.

A necessidade de salas de aula com transmissão ao vivo e soluções de educação online se tornou mais popular nas últimas semanas, desde que o coronavírus se espalhou ao redor do mundo.

A internet e a transmissão ao vivo têm sido atores-chave no acesso às aulas online. Com a plataforma e os equipamentos adequados, palestras transmitidas ao vivo, seminários online e outros conteúdos educacionais passam a ser bastante simples.

Mesmo na ausência de uma crise, a aprendizagem remota está mudando as vidas de muitas pessoas e abrindo as portas para o futuro da educação.

Vamos dar uma olhada mais de perto na configuração e nas ferramentas necessárias para tornar possível a transmissão ao vivo de aulas a distância.

Como transmitir aulas online ao vivo

O aprendizado não é mais restrito por limitações físicas. Com o suporte de uma plataforma de streaming profissional, educadores podem facilmente transmitir vídeo ao vivo em seu próprio site ou plataforma educacional.

Mas, para isso, é necessário fazer um checklist antes de começar sua primeira aula online ou palestra.

Aqui está o resumo:

  1. Colete o equipamento adequado.
  2. Escolha uma plataforma de educação online.
  3. Verifique a sua conexão com a internet.
  4. Prepare o seu conteúdo.
  5. Inicie sua aula online ao vivo.

Contanto que siga cada etapa com cuidado, você criará materiais educacionais que farão com que seus alunos virtuais sintam que estão assistindo a uma aula ao vivo.

Agora que abordamos o básico, falaremos um pouco mais sobre cada uma das cinco principais etapas para a transmissão ao vivo de conteúdo educacional.

#1. Equipamento necessário

Para começar a transmitir aulas online, você precisa de uma câmera e um microfone. Como a transmissão ao vivo tem o objetivo de fazer o papel do ensino presencial, a qualidade deve corresponder à de uma sala de aula real.

Se você transmitir um stream de baixa qualidade, os alunos perderão o foco, mesmo que o conteúdo em si seja ótimo. Por esse motivo, recomendamos que você invista em equipamentos de alta qualidade, se possível.

Aqui estão alguns equipamentos para investir:

OBS.: investir em equipamentos de gravação de nível profissional não é absolutamente necessário no campo da educação. Se você tiver 100 professores gravando aulas ao vivo em suas próprias casas, fornecer equipamentos de ponta a todos ficará caro e complicado.

Alguns cursos online nem têm professores na tela. Às vezes, uma aula online tem apenas uma apresentação de slides na tela e comentários em áudio ao vivo. Se você não planeja se apresentar na câmera, precisará apenas de um bom equipamento de áudio.

Por que você precisa de um encoder

Uma câmera de alta qualidade e um equipamento de captura de áudio são bastante auto-explicativos. Mas se você é novo na transmissão ao vivo, talvez não saiba o que é um codificador  de vídeo (encoder).

O encoder é um dispositivo / hardware que cria versões compactadas do seu vídeo à medida em que é gravado. O objetivo de ter uma versão compactada é para que ela possa ser transmitida sem buffer (processo de carregamento) ou granulação da imagem, especialmente se o usuário não tiver uma boa conexão de internet.

Se você deve usar um software ou um hardware de codificação, isso depende do seu orçamento e da velocidade do computador. Os hardwares de codificação são muito mais caros. Eles são independentes do seu computador e rodam em seu próprio processador.

Recomendamos vários software de codificação, como o OBS Studio, que é gratuito e de código aberto. Existem outras opções de RTMP que funcionam com a Plataforma de Vídeos da K2., como VMix e Vidblaster, mas estes são limitados apenas aos sistemas operacionais Windows.

Se você deseja um software de codificação de mais profissional, um dos melhores disponíveis é o Wirecast da Telestream. Você pode baixar uma avaliação gratuita antes de comprar.

Como esta é uma etapa mais técnica do processo, é natural que surjam dúvidas. Entre em contato conosco. Podemos esclarecer tudo o que você precisa.

#2. Escolha uma plataforma de aulas online

A partir deste equipamento, a parte mais importante da transmissão ao vivo é selecionar o provedor de streaming certo. Você precisa escolher uma solução de streaming confiável, com uma rede de entrega de conteúdo (CDN – Content Delivery Network).

A CDN garante que seu conteúdo seja distribuído em todo o mundo sem obstruir seus próprios servidores. A K2. é parceira da Akamai, uma das melhores e maiores CDNs do setor. A Akamai trabalha com empresas como Apple e Facebook.

É importante escolher uma plataforma de streaming acessível e fácil de usar. Se você é novo na transmissão ao vivo, opte por um provedor que não exija nenhum conhecimento técnico.

Ferramentas como a Plataforma de Vídeos da K2. ajudam você a transmitir ao vivo com apenas alguns cliques. Com nossa plataforma altamente acessível, você pode transmitir facilmente vídeos ao vivo em seu site, mantendo o controle e os direitos de seu conteúdo.

Uma solução de streaming  também deve fornecer recursos de monitoramento e análise. É importante ter acesso aos números, comportamentos e envolvimento dos espectadores. Quando você está ministrando uma aula online, é útil saber se seus alunos permaneceram o tempo todo ou se foram embora antes do final.

Além disso, é bom  saber se sua lição ou material é atraente o suficiente para seus alunos. Você pode usar essas informações para personalizar seus planos de aula futuros de acordo com as necessidades e preferências das turmas.

É uma boa ideia pensar além da transmissão ao vivo. Determine se você planeja disponibilizar os vídeos para reprodução depois que eles terminarem. Para isso, verifique se a plataforma possui recursos de vídeo sob demanda (VOD – Video On Demand).

Outra coisa que você deve levar em consideração são os recursos de privacidade e segurança. É possível optar por tornar suas transmissões ao vivo públicas ou por dar acesso apenas a alunos específicos. Em última análise, a decisão se resume ao que faz mais sentido para você: uma sala de aula ao vivo pública ou privada.

#3. Proteja sua conexão com a internet

Uma conexão estável à internet é vital para qualquer transmissão ao vivo. As aulas online não são exceção. É importante garantir que todo o conteúdo chegue ao seu público sem problemas de latência.

Telas em branco ou interrupções repentinas no stream podem ser a fonte de grande distração para estudantes e educadores.

Para transmitir com alta qualidade, sua conexão à internet precisa atingir determinadas velocidades. Recomendamos que você atinja pelo menos 750 Kbps a 2 Mbps. Também recomendamos que sua conexão à internet seja duas vezes mais rápida que a velocidade na qual você deseja transmitir.

Por exemplo, se você deseja transmitir a 1 Mbps, a velocidade de upload deve ser de pelo menos 2 Mbps.

Você pode testar sua velocidade de internet no site SpeedTest.net gratuitamente.

#4. Adapte seu conteúdo educacional

Os educadores trabalham duro em seus planos de aula, usando  anos de treinamento e experiência para criar materiais e palestras envolventes que ressoam com seus alunos. No entanto, mudar de aulas tradicionais na escola para aulas online ao vivo exige um pouco de trabalho extra.

Pense na maneira como você apresenta as informações. Se você usou quadros brancos ou smartboards, terá que descobrir como colocar tudo isso no campo de visão da câmera sem distorcê-la. Talvez você possa fazer palestras gravadas na tela com narração de voz ou  apenas precise ajustar o quadro branco para que a câmera o capture.

De modo geral, pequenos ajustes são necessários, mas essas são as coisas que devem ser testadas e preparadas antes de você entrar no ar.

Além de preparar o conteúdo, é importante manter a postura. O território inexplorado pode ser intimidador, mas você precisa se apresentar com confiança, pois seus alunos se alimentarão da sua atitude.

Mesmo que a criação de aulas online não seja a norma para você e sua equipe de professores, o aprendizado a distância certamente pode ser eficaz. Definitivamente, é algo a ter em mente, especialmente se você estiver cético em relação à transição.

Podemos observar essa tendência na crescente popularidade de cursos online. Empresas como a Coursera oferecem aulas online gratuitas de instituições de ensino superior como Stanford, Harvard e MIT.

No Brasil, instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) estão oferecendo cursos gratuitos e com certificado durante a pandemia do coronavírus.

A preferência por esse estilo de aprendizado deve ser tomada como garantia de que os jovens estudantes realmente gostam de aprender online – e nenhum aluno aprende melhor do que aquele que realmente está afim das aulas.

#5. Inicie a transmissão das aulas online

Depois de coletar e configurar seu equipamento, configurar sua plataforma de educação em vídeo online, verificar sua conexão com a internet e preparar sua lição, é hora de iniciar a transmissão ao vivo.

Aqui estão algumas dicas para transmitir aulas de transmissão ao vivo:

Enquanto você se prepara para sua primeira transmissão ao vivo, é inteligente verificar a iluminação no local de filmagem cerca de 24 horas antes de planejar a transmissão. Digamos que você esteja transmitindo ao vivo ao meio-dia de terça-feira. Configure sua câmera na segunda-feira entre 11:00 e 13:00 para garantir que a iluminação seja adequada.

Depois de checar todos esses itens da sua lista, o mais importante é relaxar e curtir o momento. Seu objetivo é educar, mas ser autêntico e se divertir durante o processo ajudará os alunos a se conectarem melhor com você.

Conclusão

As cinco etapas citadas o equiparão para criar as melhores aulas online ao vivo possíveis. Seus alunos perceberão sua preparação e levarão sua lição muito mais a sério do que se você simplesmente fizesse uma conferência com todos em uma plataforma gratuita.

Não importa se é por causa do fechamento da escola ou se é preferência pessoal, o ensino a distância é uma ótima alternativa para estudantes fora da sala de aula.

Você pode agendar uma demonstração da Plataforma de Vídeos K2. sem nenhum compromisso. Aproveite  a oportunidade para esclarecer suas dúvidas sobre o processo como um todo.