K2. – Solução em Comunicação Digital

Assistir a vídeos online é atividade mais popular entre jovens na internet

Assistir a vídeos online é a segunda atividade mais popular na internet

As pessoas estão gastando mais tempo na internet do que fizeram um ano atrás, e os jovens adultos são insaciáveis por vídeos online- mas fique atento: se fizer o público esperar, eles vão se afastar.

As pessoas passam a maior parte do tempo livre online com suas plataformas de redes sociais favoritas, com uma média de 4 horas e 14 minutos por semana. A segunda atividade mais popular é assistir a vídeos, com um tempo médio de 3 horas e 50 minutos. Depois disso, vem a leitura de notícias e a pesquisa de produtos e compras online.

Para os jovens, no entanto, assistir a vídeos é a atividade mais popular para aqueles entre 18 a 35 anos de idade. Pessoas de 18 a 25 anos apresentam a média de 5 horas e 37 minutos de vídeo por semana, enquanto as de 26 a 35 anos consomem cerca de 5 horas e nove minutos semanais.

Estes dados estão presentes no relatório “The State of the User Experience 2017” (Situação da Experiência do Usuário 2017), pesquisa anual da empresa Limelight que explora percepções e comportamentos dos consumidores em torno de atividades online.

As principais descobertas mostram que mais de 45% das pessoas estão online mais de 15 horas por semana, fora do trabalho, e esse é um aumento de 64% em relação ao ano anterior. Para pessoas com até 45 anos, os telefones são o método preferido. Já os mais velhos preferem laptops ou desktops.

O relatório também lança luz sobre o que afasta as pessoas: 49% não aguardam mais de 5 segundos para uma página carregar, 43% abandonarão sites de compras lentos e 75% evitarão uma marca que teve uma violação de segurança.

“Apesar do risco das vendas perdidas e da percepção negativa da marca, vários varejistas ainda não possuem a tecnologia certa. Os dados do último relatório devem ser uma chamada de alerta”, disse Dan Carney, vice-presidente sênior de operações da Limelight.

“O firewall de aplicativos Web (WAF – Web Application Firewall) e a proteção contra o ataque DDoS (Distributed Denial of Service, onde um computador mestre pode gerenciar até milhões de computadores, chamados de zumbis) são ativos críticos para cada empresário. Além disso, os consumidores disseram alto e claramente que o desempenho é importante e, se for ruim, eles irão para a concorrência”, informou Carney.

Outras constatações do relatório acerca do consumo de vídeos online

Conclusões e recomendações

De acordo com The State of the User Experience 2017, para fornecer aos consumidores as melhores experiências online possíveis, que maximizam a receita e a satisfação dos clientes, as marcas com presença online devem seguir as seguintes orientações:

Otimização para mobile

Os smartphones tornaram-se o principal dispositivo online para os consumidores globais. Para maximizar as experiências dos clientes e aumentar as taxas de conversão, o conteúdo da Web deve ser otimizado para entrega e exibição em dispositivos móveis, bem como em dispositivos fixos.

As páginas da Web, imagens e vídeos precisam ser entregues no formato mais apropriado para o dispositivo que estará exibindo o conteúdo. A tecnologia de detecção pode determinar o dispositivo que está solicitando o conteúdo, assim como sua capacidade para oferecer uma experiência online otimizada, tanto para mobile quanto para fixos.

Facilite a procura de itens para os clientes

O aspecto mais importante da experiência de compras online é a capacidade de os clientes procurarem facilmente e encontrar o que eles estão procurando. Os sites precisam incluir recursos de pesquisa simples e intuitivos, que permitam a localização rápida de todos os itens que atendam aos critérios de compra. Os resultados devem ser exibidos de forma que facilite aos clientes a análise rápida dos resultados da pesquisa, para que eles possam identificar tranquilamente os itens mais relevantes.

Ofereça o desempenho online mais rápido

Os consumidores esperam experiências online rápidas e abandonarão sites que não atendam às expectativas de desempenho. Para garantir um desempenho de entrega ideal, deve ser utilizada uma rede de entrega de conteúdo (CDN –  Content Delivery Networks) com a capacidade e o alcance necessários para fornecer as experiências mais rápidas para os consumidores, onde quer que eles estejam.

Utilize uma CDN que ofereça as experiências mais rápidas em qualquer tipo de conexão de rede, monitorando a conexão de um usuário e otimizando a forma como o conteúdo é fornecido, com base na análise em tempo real. Isso garantirá as experiências online mais rápidas possíveis, independentemente do usuário ter uma conexão móvel de baixa largura de banda ou uma conexão de banda larga fixa de alta velocidade.

>>> Quer saber mais sobre as CDNs?

Implemente soluções de segurança na nuvem

As violações de segurança têm um impacto imediato e a longo prazo nas receitas. Muitos consumidores deixarão de fazer negócios com um site que tenha sofrido uma violação de segurança. Para proteger sua infraestrutura da Web e os dados confidenciais dos clientes, use um Web Application Firewall (WAF) para proteger os servidores contra ataques virtuais.

Com um Web Application Firewall integrado entre uma CDN e a infraestrutura de aplicativos da Web, somente as solicitações de conteúdo que não foram previamente armazenadas em cache precisam ser inspecionadas pelo WAF, o que aumenta o desempenho geral de entrega de conteúdo.

Além disso, a proteção contra DDoS deve ser implementada para garantir que os hackers não consigam tirar um site do ar ao sobrecarregá-lo com tráfego mal intencionado. Para um desempenho ideal sob DDoS, a mitigação do ataque deve ser implementada utilizando uma  CDN que tenha um scrubbing center (estação centralizada de limpeza de dados onde o tráfego é analisado e o tráfego malicioso é removido) integrada em sua rede CDN, em vez de precisar desviar o tráfego para uma rede diferente quando for necessário efetuar o scrubbing.