Toda a empresa pensa sobre seu posicionamento em relação ao mercado e seu público externo. É o princípio de tudo, pois a imagem que ela tem internamente é o reflexo da que ela possui externamente.
Um dos grandes desafios para qualquer gestor, nos dias de hoje, é desenvolver estratégias para manter os colaboradores engajados nos objetivos da empresa. Com um mercado tão disputado, bons profissionais buscam, cada vez mais, por qualidades no ambiente de trabalho que vão além de um bom salário.
É nesse ponto que uma cultura empresarial pode se transformar num grande diferencial. Entretanto, nem todo gestor sabe a melhor forma de construir uma. Porém deve ser feito um exercício diário, a fim de entender os discursos presentes. Quando se fala em discursos se pode entender como as conversas (o relacionamento) entre os colaboradores e gestores da empresa se promovem e disseminam.
Portanto, quando analisado o discurso de um colaborador se pode entender qual a postura dele diante de determinados assuntos. O que não se pode esquecer é que: as empresas são constituídas por pessoas e com isso constroem um ambiente complexo. Quando se fala em complexidade se refere que na empresa estão presentes as diversas interpretações, e com isso, dentro da cultura empresarial surgem as subculturas.
Elas irão ser geradas pela procura de discursos parecidos, gerando por vezes a resistência por alguma diretriz imposta. A empresa precisa saber se comunicar com o público interno e estabelecer uma comunicação fortalecida. Quando uma diretriz é imposta gera a resistência, as conversas de corredor, os discursos impactam negativamente o relacionamento interno.
Com isso, essas atitudes desestruturam o posicionamento da empresa no mercado. O fato mais importante é se posicionar como uma empresa que está em um processo de troca, ou seja, a empresa precisa dos colaboradores para atingir objetivos coletivos e valoriza-os. Ao mesmo tempo eles precisam da empresa para atingir os objetivos individuais.
Desta forma, entender a comunicação organizacional poderá gerar várias oportunidades de aproximação com esse público interno e também fidelização. Veja como trabalhar com a comunicação interna da empresa e com isso criar laços estruturados:
Invista profissionalmente em seus colaboradores
Uma estratégia muito eficaz para que qualquer colaborador passe a colaborar mais com os objetivos da empresa é mostrar que ele é devidamente valorizado. Tratando-se de uma relação de trabalho, a melhor forma de fazer isso é investindo em treinamentos e capacitações que melhorem seu desempenho.
Ofereça pequenos cursos que desenvolvam habilidades voltadas aos principais processos e atividades de cada time. Isso pode envolver a capacitação para operação de equipamentos, treinamentos que envolvam organização, gestão do tempo, entre outros. O profissional se sente mais valorizado e, ao mesmo tempo, compreende que a empresa está investindo em seu crescimento profissional.
Integre os colaboradores à cultura empresarial
Para que haja um comportamento profissional e satisfatório por parte dos colaboradores. É importante que a empresa desenvolva uma cultura empresarial bem clara e objetiva. Entretanto, ela não funcionará de forma adequada se não for feito um trabalho de conscientização. Promova reuniões periódicas que possibilitem uma maior integração entre os colaboradores.
Nelas, você poderá apresentar o tipo de comportamento esperado pela empresa, como isso afeta de maneira positiva o ambiente de trabalho. Além disso, como os funcionários podem colaborar com ela. Lembre-se de manter sempre um canal aberto para exposição de ideias e críticas, pois os funcionários mostrarão maior engajamento. Ao saberem que a empresa se interessa pela opinião de todos.
Utilize a tecnologia a seu favor
Em um mundo onde a tecnologia faz parte do dia a dia de todos, é inevitável considerar sua influência nas relações do ambiente de trabalho. A organização de palestras é de suma importância, trazer a diretoria para conversar com os colaboradores e motivá-los é colocar-se a disposição da equipe. Atualmente, é possível realizar transmissões ao vivo e direcioná-las através do site da empresa para outras filiais.
Um comunicado motivador aos colaboradores pode ser realizado através da videoconferência que facilita aproximação dos funcionários. Um vídeo motivacional que será hospedado na plataforma de vídeos, podendo ser incorporado as redes sociais, são muitas as formas de aplicar a internet como facilitadora da comunicação. Coloque a tecnologia para trabalhar em prol de um ambiente de trabalho mais coordenado e inovador.
>>> CONHEÇA AS VANTAGENS DAS FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO ON-LINE WEBEX
Invista na conscientização dos funcionários sobre a situação atual do mercado por meio de blogs e perfis em redes sociais. Isso ajudará a fomentar uma identidade entre cada um e a sua marca, incentivando que eles vistam a camisa da empresa. Mantenha isso em mente durante o processo de treinamento e em cada reunião, seja virtual ou não.
A tentativa de conscientização coletiva, quando não considera a personalidade de cada profissional, tende a se tornar um simples treinamento maçante, que pouco tem a adicionar. A internet é uma ferramenta fundamental para a integração de profissionais de uma área. Utilize-a a seu favor! Dessa forma, você será capaz de revolucionar o ambiente de trabalho de sua empresa, aplicando uma educação corporativa de qualidade!