K2. – Solução em Comunicação Digital

5 dicas para melhorar o planejamento de uma empresa

5 dicas para melhorar o planejamento de uma empresa

Elaborar o planejamento estratégico contribui para resultados positivos, não só no âmbito dos processos, mas também no resultado financeiro como um todo. Afinal de contas, é uma ferramenta de gestão que estabelece metas que são traçadas com esse fim.

 

Planejar estratégias requer informações adequadas e conhecimento sobre o próprio negócio, além de informações sobre a concorrência, pois tudo isso vai interferir na produtividade e desempenho do empreendimento.

O ideal mesmo é colocar no papel antes que o negócio seja executado, mas nunca é tarde para começar, já que sempre é possível mudar as metas e os caminhos a serem percorridos. Portanto, saiba agora como melhorar o processo de planejamento da sua empresa!

1. Comece um planejamento estratégico do jeito certo

Pessoas certas no lugar e hora certos podem fazer a diferença em qualquer situação, principalmente quando o assunto é planejamento. Uma boa reunião com pessoas-chave, normalmente as lideranças, ajudará a definir o futuro da organização e poderá fazer a diferença entre sucesso e fracasso do planejamento.

Por muitas vezes, porém, empresas têm que superar a distância, seja para realizar uma reunião de discussão do planejamento, fazer algum treinamento ou algo semelhante. Levando em consideração o fato de que nem todos dispõem de tempo para gastar com deslocamentos e que a redução de custos é sempre algo bem-vindo, fazer reuniões por videoconferência é uma ótima saída para quando o empresário estiver nessa situação.

2. Saiba como colocar em prática

Antes de tudo, é importante saber como as coisas são feitas, analisar o processo, para que se possa detectar falhas e implantar possíveis melhorias. Muitas vezes, o empresário encontrará problemas apenas no ato da execução. Nesses casos, é bom estar flexível, para rever e até mesmo refazer o planejamento.

3. Faça planejamento de acordo com sua realidade

Estabelecer metas astronômicas e custos subvalorizados é um erro que deve ser evitado. Por isso, nunca é de mais montar um cenário prudente e estabelecer metas atingíveis e reais, de acordo com o porte do seu negócio. Lembre-se de que uma meta impossível pode gerar desmotivação na equipe!

4. Esteja preparado para mudanças

A prática pode ser bem diferente daquilo que foi planejado, e o desempenho pode não ser tão positivo quanto o esperado. Portanto, o planejamento deve ser flexível e de fácil adaptação a cenários inóspitos, para que se possa fazer as mudanças necessárias com facilidade em relação àquilo que será decidido.

O negócio estará inserido em determinado ambiente, e o empresário tem que ter conhecimento sobre como esse ambiente ao seu redor se comporta, no que diz respeito a clientes, fornecedores e concorrente.

5. Faça o planejamento estratégico anual

Não é porque o negócio está caminhando bem que vamos deixar de procurar melhorias, certo? Afinal, sempre é possível melhorar. Anualmente, o empresário tem a possibilidade de “recomeçar”, digamos assim, e estabelecer novas metas, já que estará ganhando mais conhecimento e experiência sobre seu negócio.