K2. – Solução em Comunicação Digital

15 Métricas de Streaming ao Vivo

metricas-de-streaming-ao-vivo

Em um mundo cada vez mais digital, as métricas de streaming ao vivo se consolidaram como uma ferramenta poderosa para engajar e converter espectadores em clientes.

Segundo um estudo da GWI, participantes de transmissões ao vivo têm 43% mais probabilidade de adquirir um produto premium. Além disso, no contexto educacional, a transmissão ao vivo é reconhecida como altamente eficaz, impulsionando a criatividade e a cooperação entre os alunos.

No entanto, para empresas e instituições com objetivos específicos, entender o impacto dessas transmissões é fundamental. É aqui que entram as métricas de streaming ao vivo. Essas análises não apenas ajudam a medir o sucesso, mas também informam estratégias de melhoria em diversas áreas, desde marketing até operações.

Bem-vindo ao nosso guia completo sobre métricas de transmissão ao vivo, originalmente publicado pela SproutVideo – parceira de tecnologia da K2. Nele você aprenderá o que cada métrica mensura, por que é importante e como usar essas informações para atingir seus objetivos.

Boa leitura!

Uma olhada rápida nas principais métricas de streaming ao vivo para avaliar o desempenho

Essas métricas são úteis para avaliar a participação e o envolvimento em todos os casos de uso.

15 métricas de streaming ao vivo para medir o sucesso

As métricas de transmissão ao vivo são organizadas em três categorias:

Análise de transmissão ao vivo em tempo real

Ao avaliar as métricas abaixo, os números mais altos geralmente indicam que você promoveu com sucesso a transmissão ao vivo para o seu público. Além disso, mais espectadores equivalem a mais oportunidades para as pessoas se envolverem e absorverem seu conteúdo.

💡 As transmissões ao vivo privadas são a exceção. Nessa situação, use análises em tempo real para garantir que o tamanho do público não exceda o público-alvo. O monitoramento desses dados ajuda a detectar falhas de segurança durante uma transmissão ao vivo com acesso limitado.

Observação: há alguma sobreposição entre as análises medidas em tempo real e pós-transmissão ao vivo. Isso será discutido mais adiante.

Monitore as seguintes métricas durante a transmissão ao vivo:

1. Assistindo atualmente

O número de espectadores que assistem atualmente à sua transmissão ao vivo (também conhecidos como espectadores simultâneos).

Esta métrica monitora o envolvimento da visualização ao vivo. Ele permite que você veja rapidamente quantas pessoas estão sintonizadas e interagindo com seu streaming ao vivo.

💡 Esta informação é mais útil ao iniciar uma transmissão. É comum começar o streaming e esperar até que um número mínimo de espectadores tenha aderido antes de iniciar o material preparado. Essa métrica ajuda a determinar quando você atingiu esse mínimo.

Se esse número cair repentinamente para zero, provavelmente ocorreu um problema durante a transmissão.

2. Visualizações de pico

O maior número de espectadores simultâneos que participam durante a transmissão ao vivo.

O pico de visualizações representa o maior número de espectadores que assistiram simultaneamente à transmissão ao vivo até o ponto atual da transmissão. Após a conclusão da sua transmissão, representa o maior número de pessoas que assistiram à sua transmissão ao vivo a qualquer momento.

O pico de visualizações ajuda a medir o envolvimento do público durante a transmissão. À medida que esse número é atualizado, ele indica se o seu público ainda está crescendo ou não.

Um alto pico de visualizações pós-transmissão ao vivo sugere que seu conteúdo foi envolvente e atraiu espectadores significativos.

Em várias transmissões ao vivo, essas informações podem orientá-lo na adaptação do seu conteúdo para atender melhor aos interesses dos espectadores.

3. Visitantes únicos

O total de espectadores únicos que assistiram à sua transmissão ao vivo durante a transmissão.

Assim como os picos de visualizações, essas informações ajudam você a comparar transmissões ao vivo e determinar quais tópicos apresentam melhor desempenho com seu público.

💡 Por exemplo, uma empresa está promovendo o lançamento de um produto e 8.000 pessoas se inscrevem no evento. Se 3.500 visitantes únicos comparecerem (44%), isso sugere interesse significativo no produto e marketing bem-sucedido.

Para transmissões ao vivo privadas, monitore visitantes únicos durante a transmissão para garantir que suas medidas de segurança funcionem conforme o esperado.

4. Tempo médio assistido

O tempo médio que os espectadores assistem ao seu streaming ao vivo.

Essa métrica rastreia quanto tempo os espectadores assistem à transmissão ao vivo e exibe o tempo médio assistido em horas, minutos e segundos.

Se você notar que o tempo médio assistido é baixo durante a transmissão, você pode empregar técnicas mais interativas para reconquistar os espectadores e incentivar tempos de exibição mais longos.

Você também pode usar essas informações para criar transmissões ao vivo mais envolventes.

5. Participação no chat ao vivo

O chat ao vivo cria uma linha direta de comunicação entre você e o espectador durante as transmissões ao vivo. A interação direta incentiva a participação do público e fornece insights sobre as perguntas mais frequentes.

💡 Ao contrário do resto das métricas da nossa lista, a participação no chat são dados qualitativos. Portanto, você baseia seus insights no feedback do público, em vez de em dados objetivos.

Análise pós-transmissão ao vivo e métricas de engajamento

Hora de obter uma visão geral de quantas pessoas assistiram e interagiram com sua transmissão ao vivo e por quanto tempo, além dos domínios de onde as pessoas assistiram, quais dispositivos elas usaram e de onde no mundo elas sintonizaram.

Existe alguma sobreposição entre análises em tempo real e pós-ao vivo: visualizações de pico, visitantes únicos e tempo médio assistido.

6. Total de visualizações

O número total de visualizações de transmissão ao vivo acumuladas durante a transmissão.

Essas informações fornecem uma ampla compreensão do interesse do seu público no tópico da transmissão ao vivo. Uma alta contagem de visualizações sugere que você promoveu com sucesso a transmissão ao vivo para seu público e atraiu interesse suficiente para que os espectadores participassem.

💡 Dessa forma, o total de visualizações e visitantes únicos fornecem informações semelhantes. No entanto, os visitantes únicos nunca excederão o total de visualizações (embora possam ser iguais). Quando há uma diferença significativa entre esses números, isso pode sugerir que uma parte substancial dos espectadores saiu e retornou à transmissão ao vivo durante a transmissão.

No entanto, também pode sinalizar problemas de buffer ou desconexão, troca de dispositivos do visualizador, entre outras possibilidades. Revise os dados de sessões individuais estudando o comportamento do espectador para criar uma imagem mais completa.

7. Total de horas assistidas

O tempo total que todos os espectadores passaram assistindo à transmissão ao vivo.

Um maior total de horas assistidas geralmente está associado a um maior envolvimento. Esta informação é melhor contextualizada como a taxa média de engajamento (discutida a seguir).

No entanto, você pode combinar essas informações com dados de sessões individuais para descobrir membros do público altamente engajados que passam mais tempo assistindo sua transmissão ao vivo do que a média. Os mapas de calor facilitam a identificação desses visualizadores (mais sobre isso em seguida).

8. Taxa média de engajamento

A porcentagem média de espectadores da transmissão ao vivo assistidos.

A taxa média de engajamento mostra a quantidade de sua transmissão ao vivo que um único espectador geralmente assiste. É uma das melhores métricas para determinar o envolvimento do público.

Use esta métrica para determinar quais aspectos da sua transmissão ao vivo se beneficiariam com estratégias de engajamento adicionais e, novamente, para avaliar o sucesso dessas estratégias.

Introduções afetam a taxa média de engajamento

As introduções da transmissão ao vivo dão aos espectadores tempo para participar. Da mesma forma, os encerramentos geralmente oferecem um período de relaxamento com espaço para perguntas e respostas.

⚠️ Mas esse tempo extra no início e no final da transmissão ao vivo pode distorcer sua taxa média de engajamento.

Veja como obter uma referência mais clara da taxa média de engajamento de sua transmissão ao vivo:

  1. Subtraia a duração da sua introdução e encerramento da duração total do vídeo (transmissão ao vivo de 60 minutos – introdução de 10 minutos – encerramento de 15 minutos = 35 minutos de conteúdo principal).
  2. Divida a “média de minutos assistidos” pela duração do conteúdo principal em sua transmissão ao vivo (média de 20 minutos assistidos / 35 minutos de conteúdo = 57%)

Compare essa porcentagem de engajamento com a taxa de engajamento relatada para toda a duração da transmissão ao vivo, que é de 34% (20 minutos médios assistidos / 60 minutos totais).

9. Localização geográfica

Um mapa de cada país onde sua transmissão ao vivo foi reproduzida.

As empresas locais que comercializam numa região específica e as empresas multi-filiais que devem comunicar internamente e de forma privada utilizam frequentemente esta métrica.

A localização geográfica também é útil para coletar insights dos clientes, personalizar campanhas de marketing e compreender seu público.

10. Domínios onde o streaming ao vivo foi visualizado

Os domínios identificam onde sua transmissão ao vivo foi reproduzida na Internet.

Se você incorporar sua transmissão ao vivo em vários lugares, essa métrica será ideal para determinar quais canais geram visualizações.

Os dados sobre domínios também são úteis ao auditar a segurança de transmissões ao vivo privadas: você pode facilmente garantir que apenas os espectadores dos domínios pretendidos assistiram à transmissão ao vivo.

11. Tipo de dispositivo

Determine o dispositivo, navegador e sistema operacional usado para assistir à transmissão ao vivo.

Esses dados fornecem informações sobre o comportamento e as preferências de visualização do seu público, o que é útil ao criar uma estratégia de marketing. Também pode informar como otimizar a página de destino da sua transmissão ao vivo.

Dados de envolvimento individual do espectador

A análise pós-transmissão ao vivo fornece uma visão panorâmica das métricas de um streaming específico. Os dados de sessões individuais, por outro lado, fornecem insights visualização por visualização.

💡 Há alguma sobreposição entre análises pós-ao vivo e dados de sessões individuais. A diferença entre os dados é se as informações pertencem a toda a transmissão ao vivo ou a uma única visualização.

Essas informações sobrepostas incluem localização geográfica, domínios visualizados e tipo de dispositivo.

12. Data visualizada e timestamp (marca temporal)

O dia em que o espectador assistiu sua transmissão ao vivo e a que horas (no seu fuso horário).

Essa métrica informa quando cada espectador sintonizou sua transmissão ao vivo. As datas serão as mesmas para qualquer live streaming.

Esta informação é útil para uma manutenção diligente de registos, especialmente em indústrias regulamentadas.

13. Nome do visualizador com total de transmissões ao vivo visualizadas (quando capturadas)

Os nomes dos espectadores cujas informações de contato foram tagueadas.

Você pode rastrear visualizadores específicos se suas informações tiverem sido capturadas ou marcadas.

A proteção de login é uma maneira comum de fazer isso. Quando o espectador assiste a uma transmissão ao vivo após fazer login em sua conta, seu nome aparece em vez de “Visualizador desconhecido”.

Os espectadores tagueados também incluirão uma pequena caixa ao lado do nome que indica o número total de transmissões ao vivo que o usuário assistiu.

As aplicações práticas para esta informação são abundantes.

14. Endereço IP

O endereço IP associado a cada visualização da transmissão ao vivo.

Os endereços IP são coletados para identificar os visualizadores e sua localização.

Rastreie essas informações para auditar a segurança das transmissões ao vivo e, ao mesmo tempo, usar a lista de permissões de endereços IP, que é uma medida de segurança que disponibiliza o conteúdo da transmissão apenas para espectadores aprovados.

15. Mapa de calor

Uma visualização de frio a quente para dados de envolvimento de espectadores individuais.

À primeira vista, “pontos de calor” indicam onde o espectador assistiu novamente ao conteúdo. As novas observações indicam áreas de maior interesse ou seções de informações que são densas demais para serem absorvidas pela primeira observação. Partes da transmissão ao vivo que o espectador não assistiu são espaços em branco.

O mapa de calor também inclui a porcentagem do total da transmissão ao vivo que o espectador assistiu. Essas informações permitem determinar quanto da transmissão ao vivo um espectador concluiu durante qualquer sessão.

Acesse as principais métricas de streaming ao vivo na K2.Live

K2.Live se destaca como uma solução profissional para os desafios enfrentados no cenário streaming ao vivo, oferecendo uma gama de recursos inovadores.

Essas são algumas das vantagens oferecidas pela K2.Live:

Relatórios de consumo

A plataforma oferece as principais métricas de streaming ao vivo listadas neste artigo. O painel de controle apresenta informações essenciais sobre a qualidade do streaming, número de visitantes únicos, novos usuários e tráfego do servidor, possibilitando uma análise personalizada por data (dia, semana ou mês).

Transmissões ininterruptas

Ao contrário de plataformas convencionais, como YouTube, Facebook e Instagram, a K2.Live assegura que as transmissões não serão bloqueadas por questões de política de uso e direitos autorais.

Reprodução inteligente

A K2.Live utiliza um player adaptativo que se ajusta à velocidade da conexão dos espectadores. Isso garante experiências memoráveis, independentemente da qualidade da conexão, resultando em transmissões sem travamentos ou carregamentos lentos de vídeos (buffering).

Enfim, ao escolher a K2.Live como plataforma de transmissão ao vivo, você pode usufruir de uma solução completa e avançada para suas necessidades de streaming. Com ênfase na segurança, qualidade, personalização e estabilidade, a K2.Live se posiciona como uma opção diferenciada no mercado de transmissões online ao vivo.

Solicite uma demonstração gratuita guiada da K2.Live para ver na prática como a plataforma pode qualificar as suas transmissões ao vivo.

E se tiver qualquer dúvida sobre o conteúdo que abordamos, entre em contato e faça as suas perguntas. Nosso time de especialistas está aqui para ajudar. 🤝