Conheça as dicas de inbound marketing apresentadas pelos especialistas integrantes do Conselho da Agência Forbes (Forbes Agency Council), a comunidade profissional de uma das maiores empresas de mídia do mundo.
Existem algumas oportunidades de ouro no marketing. Quando um cliente em potencial começa a pesquisar um negócio, ele abre a porta para uma dessas enormes oportunidades.
Por meio de técnicas hábeis de inbound marketing, uma empresa pode despertar interesse no que faz e facilitar as perguntas do cliente em potencial sobre seu negócio. O inbound marketing, no entanto, requer um pouco de esforço e pode se desviar facilmente do curso. Existem muitos clientes que uma empresa pode atingir, e reduzi-los ao grupo dos mais relevantes exige um planejamento cuidadoso e uma habilidade considerável.
Abaixo, 13 membros do Conselho da Agência Forbes explicam algumas das melhores técnicas que uma empresa almejando aumentar sua presença no inbound marketing pode implementar.
Dicas de inbound marketing
#1. Anuncie seu valor, não seu custo
Se você competir com o custo, os preços caem e os clientes saem. Se você concorre com o valor, os preços disparam e os clientes se formam fila. Não anuncie o problema: isso apenas atiça a concorrência para tomar a venda de você. Posicione-se atrás do seu valor, que não pode ser roubado de você. Deixe o preço ser o problema dos seus concorrentes. – Kirk Westwood, Glass River Media
#2. Crie conteúdo significativo e útil
Quando os clientes em potencial pesquisam sua empresa online, a única maneira de você chegar aos resultados da busca é ter um conteúdo significativo que responda às perguntas e ajude a resolver o problema. O primeiro passo na metodologia inbound é criar conteúdo útil e encantar seu público, levando-o a um caminho que os move pela jornada do comprador. – Elyse Flynn Meyer, Prism Global Marketing Solutions
#3. Entenda de onde vêm seus leads
Uma das partes mais críticas de sucesso ou fracasso no marketing digital é garantir que você entenda de onde vêm seus leads. Isso significa que você reservou tempo e fez uma análise completa que permitirá saber o que esperar em termos do que as pessoas estão procurando e por que elas o encontram. Essa é uma ótima maneira de planejar novas áreas inexploradas para o marketing. – Jon James, Ignited Results
#4. Fale menos, ouça mais
Quando se trata de abrir o diálogo com clientes em potencial, muitas empresas divulgam todos os seus recursos, produtos e serviços antes de entender completamente o que motivou o contato com o seu negócio. Portanto, o meu conselho é simples: “Fale menos. Ouça mais.” – Dave Wendland, Hamacher Resource Group
#5. Destaque seus clientes atuais
Aproveite o sucesso que a sua solução proporcionou aos clientes atuais e atinja novos públicos por meio de estudos de caso, webinars, cobertura da mídia ou perguntas e respostas. Compartilhe estrategicamente essas histórias no processo de vendas para demonstrar como os clientes abordaram os mesmos pontos problemáticos que seus clientes potenciais têm. Você pode até restringir seu alcance a setores específicos, apresentando uma coleção de histórias de sucesso de clientes. – Michaela Dempsey, Scout RFP
6. Responda às perguntas da sua audiência
Aproveite as perguntas que as pessoas estão fazendo. Você pode até usar um formato de perguntas e respostas no seu conteúdo. Por exemplo, se você vende bicicletas elétricas, perguntas como “até onde uma bicicleta elétrica vai?” ou “As bicicletas elétricas são seguras?” devem ser solicitadas e respondidas dentro do seu conteúdo (incluindo vídeos) para capturar a atenção do seu público-alvo. Se eles tiverem perguntas, verifique se você tem as respostas. – Bernard May, National Positions
7. Pense como o comprador
É difícil para as empresas enxergarem seus negócios pela perspectiva do cliente em potencial. Até as frases que as empresas usam para descrever seus negócios são expressas nas próprias palavras, e não nas palavras do comprador. Imagine o comprador tendo um trabalho a ser feito na busca de um serviço ou produto, e interprete esse cliente em potencial para obter a perspectiva do comprador. – Jim Caruso, M1PR, Inc. d / b / a MediaFirst PR – Atlanta
#8. Aproveite suas boas críticas
Certifique-se de destacar e aproveitar todas as boas críticas que outras pessoas estão deixando para você. Se quiser mais leads vindos do inbound, ajude-as a encontrar a prova social que estão procurando. Agradeça e compartilhe as ótimas críticas que outras pessoas deixam. A prova social é poderosa e levará mais pessoas a querer a mesma grande experiência para si. – Katie Harris, Spot On Solutions
#9. Tenha um site robusto
Muitas empresas ainda têm sites complicados ou desatualizados. Um site precisa ser como um tapete de boas-vindas, que seja facilmente navegado com chamadas para a ação (CTAs) que não sejam irritantes. É o mesmo que receber hóspedes em uma empresa física. Guie-os para as informações ou produtos de que precisam e esteja disponível para responder a perguntas. Custa muito para gerar prospects para o seu site. Por isso, você não pode se atrapalhar na linha do gol. – T. Maxwell, eMaximize
>>> Você sabe quanto custa um site? Ele é mais importante do que parece.
#10. Ranqueie alto nos resultados de pesquisas
Os melhores leads sempre são oriundos de referências, mas em segundo lugar vêm os leads do inbound marketing. A chave está em ranquear alto nas pesquisas – não apenas pelo nome da sua empresa, mas também por seus serviços e produtos. Além disso, depois que o cliente souber seu nome, ele fará uma pesquisa. Você deve ter um perfil social completo online com críticas positivas, prêmios etc. – Peter Boyd, PaperStreet Web Design
#11. Esteja presente na indústria e nos estabelecimentos comerciais
Saiba para onde vai seu público quando está pesquisando produtos e serviços. Em seguida, garanta que sua empresa / marca esteja presente nesses pontos de venda, sejam eles simples listagens de empresas, publicidade em sites da indústria ou de fãs, resenhas de influenciadores ou usuários e mantenha um fluxo constante de novos conteúdos que melhorem seu SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de buscas). – Katie Schibler Conn, KSA Marketing + Parceiros
#12. Segmente seus concorrentes no Google Ads
Se você deseja acelerar rapidamente sua campanha de inbound marketing, segmentar seus concorrentes no Google Ads fará o truque. Ofertar lances nos termos de pesquisa de marca para concorrentes em seu setor é uma maneira fácil (e barata) de capturar tráfego e leads de pessoas pesquisando a concorrência. Apenas siga as regras específicas definidas pelo Google e pelas leis de marcas registradas para garantir que tudo seja feito legalmente. – Randy Soderman, Soderman SEO
#13. Alinhe seus esforços de marketing com a jornada do cliente
Os clientes em potencial que você alcança através do inbound marketing estarão em diferentes estágios de sua jornada. Certifique-se de alinhar suas mensagens e táticas de acordo. No início da jornada, os termos e conteúdos de pesquisa “informativos” funcionarão melhor para aumentar o reconhecimento e o tráfego. Mais perto da conversão, concentre-se em termos e conteúdo de pesquisa mais “transacionais”, que provavelmente resultarão em leads. – John Keehler, Agência RUNNER
Conclusão
Este apanhado de dicas de inbound marketing representa o que os profissionais de ponta do marketing digital estão colocando em prática em seus negócios nesse momento.
Em um cenário constantemente mutável, são esses hacks e insights que fazem a separação entre as marcas que se perdem na multidão e as que se destacam.
Esperamos que você aproveite – se não todas – algumas das dicas deste texto. Elas são bastante atuais, aplicáveis e testadas por expoentes dos negócios online.